Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/04/2019-16h27

Envio de propostas para espaços inovadores de ensino na Udesc encerra na sexta

Espaço em Blumenau que serviu de inspiração para Espines recebeu docentes da Udesc para evento de formação continuada em fevereiro - Foto: Divulgação
Oito centros da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem se inscrever até sexta-feira, 12, no segundo edital para criação de Espaços Inovadores de Ensino (Espine), que dará R$ 1,2 milhão. Confira o edital.

As direções de Ensino deverão enviar as propostas à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), que é responsável pela iniciativa. Será aceita uma única proposta por centro para análise, e o resultado sairá até o dia 30. 

A segunda chamada é voltada às unidades que não foram selecionadas no primeiro edital, lançado em dezembro do ano passado, que já contemplou quatro unidades (CCT, CAV, Faed e Ceart).

O segundo edital contemplará novamente quatro centros de ensino, com até R$ 300 mil cada, para implantação dos novos ambientes, que serão constituídos com base no perfil de cada unidade. Os recursos serão disponibilizados a partir de maio e deverão ser utilizados durante o ano.

Desta forma, oito centros de ensino terão recursos para implantar os Espines ainda em 2019.

Recursos tecnológicos

Cada centro de ensino deverá elaborar seu projeto considerando as especificidades dos cursos de graduação, sendo possível a dotação de recursos tecnológicos, como equipamentos multimídia e multitoque, drones, tablets, óculos 3D, cortadoras a laser, impressoras 3D, kits de robótica e mesas modulares que permitem diferentes composições de trabalho.

A seleção das propostas ocorrerá a partir de uma análise de mérito feita por três consultores externos, de instituições de ensino superior públicas.

Acolhimento e inovação

Entre outros objetivos, a criação dos Espines visa propiciar um ambiente acolhedor e inovador para alunos e professores, que considere a realidade de cada centro de ensino e favoreça a interdisciplinaridade, além de servir como espaço de formação continuada.

A iniciativa faz parte do Projeto Interatividade no Ensino-Aprendizagem, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, com a finalidade de criar ambientes de ensino e aprendizagem que incentivem a reflexão e estimulem a adoção de metodologias dinâmicas, plurais e capacitadoras, articuladas com as tecnologias de informação e de comunicação.

Mais informações podem ser obtidas com a Proen pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Espaço em Blumenau que serviu de inspiração para  Espines recebeu docentes da Udesc para evento de  formação continuada em fevereiro
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h