Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/12/2015-17h39

Equipes de ginástica rítmica da Udesc conquistam três medalhas no Campeonato Brasileiro de Conjunto

Coreografia apresentada pelas atletas na categoria "Cinco bolas" foi uma das premiadas - Foto: Ricardo Bufolin 
A equipe de ginástica rítmica treinada pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conquistou três medalhas de bronze no Campeonato Brasileiro de Conjunto Ilona Peuker, realizado no último fim de semana, em Vitória.

As ginastas ganharam medalhas de bronze nas categorias "Cinco bolas" (equipe juvenil) e "Cinco fitas" (equipes juvenil e adulto), apresentando duas coreografias cada no campeonato, que teve 13 delegações de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

Relação próxima e dedicação

Impressionada com o nível da competição, a treinadora da equipe, a professora da Udesc Cefid Maria Helena Kraeski, falou sobre sua relação com as ginastas que, por causa da rotina de treinos, acabam a vendo como "uma segunda mãe".

"Por causa do tempo que passamos juntas, tem uma cumplicidade muito grande. A gente passa a fazer parte de uma grande família, que chamamos de família Adiee/Udesc", conta.

Maria Helena começou sua trajetória na ginástica como atleta entre 1980 e 1986, atuou como auxiliar técnica em 1988 e assumiu a equipe de ginástica rítmica de Florianópolis em 1991.

Entre um dos resultados de tanta dedicação, foi indicada mais uma vez ao Troféu Gustavo Kuerten de Excelência Esportiva, prêmio que conquistou em 2011 como melhor técnica.

Atletas da seleção

As atletas pertencem ao projeto de extensão Aperfeiçoamento em Ginástica Rítmica, uma parceria entre a Udesc Cefid e a Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (Adiee), junto à Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis (FME).

O projeto faz parte do Núcleo de Estudos da Ginástica da Udesc Cefid, coordenado pela professora Maria Helena, e já formou atletas da seleção brasileira como Bianca Mendonça e Luísa Matsuo, que venceu a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Guadalajara em 2011, no México, e integrou a comissão técnica na edição deste ano, em Toronto, no Canadá.

Na próxima terça-feira, 8, as equipes do núcleo apresentarão gratuitamente o espetáculo de encerramento do ano, às 20h, no Ginásio Rosendo Lima, do Instituto Estadual de Educação (IEE), na Avenida Mauro Ramos, nº 275, no Centro de Florianópolis.

Leia mais: 

02/09/2015 - Núcleo da Udesc participa da inauguração do Centro Regional de Ginástica Rítmica em Florianópolis

09/02/2015 - Udesc passa a treinar atletas de ginástica rítmica em centro de treinamento referência no Brasil

11/08/2014 - Equipe de ginástica rítmica da Udesc é campeã da Copa Brasil de Conjuntos

17/10/2011 - Estudante da Udesc lidera conquista do ouro pelo Brasil na Ginástica Rítmica do Pan

07/12/2011 - Professora e estudante da Udesc recebem Troféu Gustavo Kuerten de Excelência Desportiva 2011

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3364-8622
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h