Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/01/2019-16h08

Escola Internacional de Verão da Udesc Ceart debaterá as realidades e os desafios da educação musical

“A educação musical no contexto contemporâneo: realidades e desafios”. Este será o tema debatido pela convidada Luzmila Gloria Mendivil Trelles de Peña durante a Escola Internacional de Verão do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUC Peru), Luzmila ministrará de 18 a 22 de fevereiro um módulo intensivo de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS).

A professora Luzmila Mendivil irá atuar com a professora Teresa Mateiro na disciplina Formação e Prática Docente em Música, eletiva da linha de pesquisa “Educação Musical” do PPGMUS. A disciplina será ministrada em dois módulos. Um módulo será intensivo com a professora Luzmila, nos dias 18, 19, 21 e 22 de fevereiro, das 14h às 17h40 no Auditório do Departamento de Música (DMU) com carga horária de 15 horas. O segundo módulo será ministrado pela professora Teresa Mateiro, semanalmente às quartas-feiras, das 8h20 às 12h, de março a junho de 2019.

Inscrições


Acadêmicos de Pós-Graduação da Udesc podem inscrever-se pelo Siga (a partir de 4 de fevereiro). Demais interessados que já possuam diploma de graduação ou certificado de conclusão do curso podem inscrever-se via Edital de Processo Seletivo para Aluno Especial até 6 de fevereiro. Confira aqui.

Tema do módulo


A música e a educação musical, em particular, constituem práticas sociais e culturais. Os processos de ensino e aprendizagem da música situam-se socialmente em contextos específicos, possuem uma história e atuam em consonância com uma ideologia.

Fundamentada na pedagogia musical crítica, será motivada a reflexão em torno dos processos de ensino e aprendizagem buscando esclarecer o "currículo oculto", ou seja, os aprendizados implícitos. Assim, se analisa como os aprendizados sociais e culturais se conectam com a aprendizagem musical formando uma espiral de significado que transcende o âmbito artístico e estético, para constituir-se como um aprendizado social, político e cultural.

Além disso, seu alcance atinge os campos de valor e identidade, o que contribui para a transformação ou permanência do sistema social. A reflexão centra-se em vários aspectos ligados ao educador musical e à sua prática educativa, tais como: a seleção dos repertórios, a interação didática, os cenários de aprendizagem, o currículo de formação, os conteúdos, as dinâmicas de poder, entre outros aspectos.

Sobre a convidada


Luzmila Mendivil é professora da Pontifícia Universidade Católica do Peru e professora colaboradora do PPGMUS/Udesc. Doutora em Ciências da Educação pela PUC Peru, é especialista em Educação Infantil e Educação Musical, com experiência em projeto, implementação e monitoramento de materiais e projetos educativos da área pedagógica ou de gestão.

Tem ampla experiência em avaliação de instituições de ensino, avaliação docente, análises de propostas curriculares de educação superior e formulação de planos de melhorias, como também em responsabilidade social universitária. Tem ampla produção de artigos de análise crítica do discurso de músicas infantis e sobre o sentido da educação musical no currículo. É autora e compositora de música para crianças.

Confira aqui a programação completa da Escola Internacional de Verão.

Serviço:


O QUE: Escola Internacional de Verão – “A educação musical no contexto contemporâneo: realidades e desafios”, com Luzmila Mendivil (PUC Peru).
QUANDO: 18, 19, 21 e 22 de fevereiro, das 14h às 17h40.
ONDE: Auditório do Departamento de Música (DMU), Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
INSCRIÇÕES: Acadêmicos de Pós-Graduação da Udesc pelo Siga (a partir de 4 de fevereiro). Demais interessados que já possuam diploma de graduação ou certificado de conclusão do curso via edital de aluno especial (até 6 de fevereiro).


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Laís Moser
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h