Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/08/2020-18h54

Espectroscopia de emissão óptica em plasma induzido por laser é tema de colóquio nesta quinta

Nesta quinta-feira, 13, às 15h, a ação de extensão Colóquios da Física, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, traz a palestra "Espectroscopia de Emissão Óptica em Plasma Induzido por Laser: uma técnica multi-elementar". O tema será apresentado pelo professor Gustavo Nicolodelli, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

A espectroscopia de emissão óptica em plasma induzido por laser (Libs, do inglês, “Laser-Induced Breakdown Spectroscopy”) é uma técnica que vem se tornando popular como método analítico nas últimas décadas. As principais vantagens são: aplicabilidade para vários tipos de amostras, com pouco ou nenhum preparo dessas; capacidade de sensoriamento remoto; rápida análise multi-elementar e maior rapidez no processo de análise. Recentes progressos no desenvolvimento de Libs a transformou em uma poderosa ferramenta de caracterização para diversos materiais, tais como ligas metálicas, fármacos, alimentos, solos e tecidos biológicos, entre outras. O objetivo desta apresentação será introduzir os conceitos básicos da técnica Libs para análise multiamostral, abrangendo a identificação e quantificação de diversos materiais. Como nenhum ou pouco preparo das amostras são necessários, esta técnica pode ser considerada ambientalmente limpa, pois não gera resíduos químicos.

Gustavo Nicolodelli é professor adjunto do Departamento de Física da Ufsc e docente permanente na Pós-Graduação em Física da Ufsc e na Pós-graduação em Ciências dos Materiais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Estadual de Londrina. Nicolodelli é doutor em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), possui pós-doutorado em instrumentação óptica, com parte do projeto na Université du Sud Toulon-Var, na França. O professor atua na área de instrumentação óptica e aplicações de espectroscopia óptica para análises de solos, plantas, fertilizantes, alimentos e rochas, entre outros. 

O colóquio será transmitido pelo canal Seminários e Colóquios Udesc, no Youtube. A ação Colóquios da Física faz parte do programa de Extensão Com Ciência e possui coordenação do professor Ricardo Zanon.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h