Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/07/2021-18h41

Espine da Udesc Ceart lança desafio aos estudantes para criação de livro-jogo

Desafio será criar o Guia do Estudante Ceart por meio de uma oficina que acontece on-line

Imagem: Divulgação.
Com o objetivo de propor aulas e oficinas inovadoras e uso de tecnologias educacionais, o Espaço Inovador de Ensino (Espine), do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferece em julho a oficina “Design de Livro Jogo – (game book jam)” que propõe aos participantes o desenvolvimento de soluções para o problema “Redesign lúdico do Guia do Estudante Ceart”.

Ministrada pela professora Ana Beatriz Bahia, a oficina será totalmente on-line e ocorre nos dias 13, 15, 20 e 22 de julho, das 18h às 20h. Destinada a todos que desejam aprender a criar jogos e outras mídias interativas e engajantes, com diferentes propósitos (educacional, artístico etc.), as vagas são priorizadas aos estudantes do Ceart, especialmente, e aos demais membros da comunidade interna (alunos de outros centros, professores e técnicos) da universidade. As inscrições podem ser feitas pelo formulário online

Metodologia

A oficina lançará aos participantes o desafio de criação colaborativa de um livro-jogo para o desafio ser alcançado. Para isso, os participantes se organizam em grupos e desenvolvem as soluções gamificadas para o problema. Para as atividades está previsto pesquisa, identificação de demandas do público e realização de brainstorming. Para isso, contam com mentoria, orientação individual e troca de ideias entre os grupos para amadurecer as propostas de solução.

Serão apresentados, ainda, princípios e metodologias de design de experiências significativas (experiência com foco no usuário) e game design, para a partir de então mobilizar os conceitos na prática. Ao final do desafio, o participante terá co-criado um conceito e protótipo de livro-jogo digital.
“Explorando a potência desse processo, contando com base metodológica e orientação, os participantes desenvolvem protótipos para uma versão “Livro-Jogo” do Guia do Estudante da Udesc Ceart. O Guia é um importante serviço de informação à comunidade acadêmica e o Espine é comprometido com o desafio de tornar estes serviços mais interativos”, conta Karin Vanelli bibliotecária e coordenadora do Espine Ceart.

Sobre a ministrante

Para conduzir o Desafio/Oficina foi convidada a professora Ana Beatriz Bahia (PF), graduada em Artes Plásticas pela Udesc Ceart, doutora em Educação pela UFSC, e com reconhecido trabalho em design e produção de tecnologias educacionais lúdicas. A oficina online “Design de Livro Jogo – (game book jam)” dá continuidade à palestra-live que a professora realizou no Centro de Artes em maio de 2021, abordando a gamificação para a promoção das artes e da educação em diferentes formatos e plataformas, ampliando o alcance de conteúdos a públicos com diferentes interesses e letramentos.


O Espine Ceart

Conduzido pela Direção de Ensino de Graduação e pela Direção Geral do Ceart, dirigidas pelas professoras Regina Finck e Cristina da Rosa, respectivamente, o Espine Ceart foi inaugurado em maio de 2021 e oferece serviços como a mediação do conhecimento, encontros de literatura, proposta de desafios, mapeamento de oportunidades de inovação, para além da locação da sala equipada com tecnologias educacionais de ponta.
Enquanto perdurarem as restrições devido a pandemia, o Espine seguirá com a oferta de atividades online.

Conheça mais sobr o Espine da Udesc Ceart.

Serviço

O que: “Oficina Desafio: Design de Livro-Jogo (Game-Book Jam)” – com Ana Beatriz Bahia;
Quando: 13, 15, 20 e 22 de julho (terças e quintas), das 18h às 20h;
Onde: plataforma on-line (link será enviado aos inscritos);
Quanto: gratuito;
Inscrições: no formulário on-line

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h