Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/02/2016-18h24

Estrutura do primeiro prédio próprio da Udesc Balneário Camboriú começa a ganhar forma

Universidade investirá total de R$ 4 milhões em edíficio no Bairro Nova Esperança - Foto: Jessica Teles
O primeiro prédio próprio do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, já tem uma das lajes pronta.

O edifício começou a ser construído em abril do ano passado e contará com dois pavimentos, com área total de 2,4 mil metros quadrados, no Bairro Nova Esperança. No local, a universidade possui terrenos que foram adquiridos com recursos próprios e doados pela Prefeitura de Balneário Camboriú. 

A Udesc investirá R$ 4.085.332,09 no novo prédio, que terá nove laboratórios e salas de aulas, apoio e professores e abrigará principalmente a estrutura do curso de Engenharia de Petróleo. A universidade oferece hoje esse curso e o de Administração Pública em dois edifícios alugados no Centro do município.

Segundo a diretora-geral da Udesc Balneário Camboriú, Maria Ester Menegasso, o período de mais de 60 dias de chuvas que ocorreu no segundo semestre de 2015 não atrasará o cronograma da obra.

"Mesmo com as adversidades climáticas que nos afetaram, creio que tudo ande normalmente, com o prazo de 18 meses para conclusão. Esperamos que nossos alunos já estejam frequentando o novo ambiente no primeiro semestre de 2017", projeta.

Para o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, o novo espaço qualificará ainda mais a educação no município. "É muito importante para uma cidade ter uma faculdade pública. Por isso, resolvemos realizar a doação de tamanha, significativa e valorosa área para a instalação da Udesc."

Conceitos de sustentabilidade

O prédio seguirá o modelo do edifício do curso de Engenharia Ambiental do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, que foi inaugurado em 2014 e obedece aos conceitos do green building (edifício verde), com iluminação e aquecimento de água por energia solar e com captação e reutilização de água da chuva.

Esse modelo, que também será replicado nos novos prédios de Pinhalzinho e São Bento do Sul, traz economia de recursos e agilidade para as construções, pois dispensou a necessidade de se fazer licitações para projetos e antecipou a realização de pregões para execuções de obras.

Leia mais:

10/04/2015 - Ordem de serviço para construção do primeiro prédio da Udesc Balneário Camboriú é assinada

Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Balneário Camboriú
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h