Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/08/2017-16h20

Estudante da Udesc Lages recebe prêmio de melhor artigo científico publicado em 2016

Professor Henrique Mendonça (à dir.) recebeu o prêmio em nome da estudante - Foto: Divulgação
A estudante Aline Dall Orsoletta, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu o prêmio de melhor artigo científico publicado em 2016, concedido pela Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ).

A solenidade de premiação aconteceu durante a 54ª Reunião Anual da SBZ, em Foz do Iguaçu, no Paraná, em 28 de julho. A estudante de mestrado foi representada pelo orientador da pesquisa, professor Henrique Mendonça Filho, que recebeu o prêmio Geraldo Gonçalves Carneiro.

O artigo intitulado "Ryegrass pasture combined with partial total mixed ration reduces enteric methane emissions and maintains the performance of dairy cows during mid to late lactation" foi publicado na revista científica Journal of Dairy Science, considerada a terceira mais importante do mundo nas áreas da agricultura e produção animal e a mais importante na área de bovinocultura leiteira.

A pesquisa apontou que a inclusão da pastagem de azevém para animais com dieta à base de silagem e alimento concentrado reduz a emissão de gases do efeito estufa, mantém a produção de leite e torna possível a redução de custos de produção. O azevém é uma pastagem de inverno, rica em proteína e energia.

O artigo surgiu a partir da dissertação de mestrado de Aline, que avaliou a inclusão do azevém na dieta de vacas leiteiras com alimentação a base de silagem e concentrado. Durante determinado período, a pesquisa comparou animais com acesso exclusivo à silagem e concentrado a animais que, além disso, tinham acesso ao pasto.

O orientador comenta que publicações em revistas respeitadas e premiações como esta, geralmente, são concedidas a pesquisas de doutorado. "Isto mostra a capacidade intelectual da estudante para desenvolvê-la, mesmo em condições de logística difíceis, o que valoriza o seu trabalho, o ensino da universidade e também o programa de Pós-Graduação em Ciência Animal", diz Mendonça.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h