Gabriel Lima estuda no curso de Tecnologia em Análise
e Desenvolvimento de Sistemas - Foto: Lia Heck
O estudante Gabriel da Cunha Lima, do
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), comemora uma conquista neste início de semestre: foi efetivado como programador na Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), após atuar oito meses como estagiário.
Lima é acadêmico do curso de
Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (Tads), vinculado ao polo de apoio presencial de Florianópolis.
Ele faz parte da primeira turma do curso, que iniciou no segundo semestre do ano passado, e logo entrou para a Fapeu, em novembro, como estagiário.
O acadêmico conta que atua na fundação como programador e em questões relacionadas à área de TI. "Após ser efetivado, continuei com as mesmas funções, mas com responsabilidade maior, e com atribuições que não podia exercer como estagiário", relata.
Objetividade
Ele destaca que cursar o Tads da Udesc Cead contribuiu para sua conquista de diferentes formas: por ser um curso noturno, o que lhe permite trabalhar durante o dia; e por ensinar questões cotidianas de um programador com rapidez e de forma objetiva. "As disciplinas vão direto ao ponto, o curso faz muito bem isso, por ser tecnólogo", afirma.
Lima ressalta ainda a qualidade e a gratuidade da formação, que pretende concluir no menor prazo possível. "Somos a primeira turma do Tads. O mercado hoje em dia demanda bastante profissionais da área de TI, mas a maioria das faculdades são pagas e muitas pessoas ficam pelo caminho, provavelmente seria o meu caso. Torço para que outros tenham a mesma oportunidade."
Em junho, Gabriel também integrou a delegação que representou a Udesc Cead na 20ª edição dos Jogos Internos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Jiudesc).
Demanda social
Para o professor Tiago Schmitz, que leciona no Tads e coordenou o curso, a conquista de Gabriel Lima, efetivado em sua área de atuação ainda na terceira fase, demonstra o alinhamento da formação com as necessidades atuais, além de sua qualidade.
"Esse curso de TI surgiu a partir de demandas da sociedade e do Estado, por meio de um ofício da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), que fez um mapeamento de vagas para o setor de tecnologia", lembra o docente. Feita em 2021, a pesquisa consultou quase 230 empresas e quase 200 estudantes da área de tecnologia.
O lançamento dos cursos, em maio do ano passado, na Acate, reuniu autoridades e lideranças do ecossistema tecnológico de SC.
Sobre o curso
O Tads objetiva formar profissionais aptos a produzir sistemas de software de alta qualidade, aplicando técnicas, métodos e ferramentas que permitam produzi-los com propriedades ergonômicas, funcionais, manuteníveis, seguros e de alto desempenho para diversas áreas de negócio.
Mais informações podem ser obtidas no
site do curso.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454