Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/03/2021-19h05

Estudantes da Udesc apresentam Mostra de Cenas e Experimentos Cênicos

Evento é apresentado por estudantes de Teatro em trabalhos apresentados no último semestre do curso

 
Ensaio da turma de Interpretação IV. Imagem: Divulgação. 
O curso de Licenciatura em Teatro, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vai promover uma Mostra de Cenas e Experimentos Cênicos. O evento é uma apresentação dos trabalhos realizados, ao longo do último semestre remoto, pelos alunos de Interpretação IV e Voz IV, disciplinas ministradas pelos professores Henrique Bezerra e Bárbara Biscaro, respectivamente. Será de 30 de março a 02 de abril, sempre às 20h, através de plataformas online, e aberto ao público. Confira na programação abaixo a sinopse de cada obra, assim como os links para assistir às apresentações. 

30 de março - Esmagada na praia

Baseada no conto “Perdoando Deus”, de Clarice Lispector, a experiência cênica propõe um devaneio a partir da imagem tecida no conto: pisar em um rato esmagado. Os alunos analisam as possíveis leituras ao ampliar a compreensão do rato para além do animal morto. “Podemos evocar os medos, os monstros, os inimigos concretos e simbólicos que insistem, por vezes, em ser a morte que cola em nossos pés?”, questionam. 

Em determinado momento da peça, a narradora sente-se esmagada na praia. De repente, ela se percebe na condição do rato, e busca, no diálogo com as espectadoras, a troca de experiências a partir dos ratos esmagados - aqueles que todas já pisaram -, e busca abrir sentido quando a vida mostra a face que todas tentam esconder.

A produção de “Esmagada na praia” reforça que nenhum animal foi ferido para a execução desta pequena peça. 

Plataformas: perfil do Instagram @mas_clari e Google Meet (o link de acesso estará no Instagram). 

31 de março - A fome inibe a fome 

“Você tem fome de quê?”, será a questão discutida na peça inspirada pela obra “Caranguejo Overdrive”, de Pedro Kosovski. A equipe desse trabalho explica que “a semente a ser plantada aqui [na apresentação], saciará alguma fome que existe aí, dentro de você, de mim, de nós”, e aponta que “essa discussão pode ser o pontapé inicial para que a sua fome seja saciada”. 

Ficha técnica: pesquisa de áudio por Lara Gradil, Maria Eduarda Amador e Thaluana Passos; pré-roteiro por Lara Gradil, Léo Magal, Letícia Loch e Maria Eduarda Amador; pesquisa de vídeo por Alice Rover, Léo Magal e Letícia Loch; contextualização da obra por Letícia Martins e Suelen Grimes; e edição de vídeo por Suelen Grimes.

Plataforma: Google Meet.

1° de abril - Um prato cheio de Saudade e Amor 

Esta apresentação é limitada para as primeiras 30 pessoas. Para assistir, é necessária inscrição prévia através desse link.  

“Um prato cheio de Saudade e Amor” é baseado em “Rose”, de Cecília Ripoll, e produzido pelo Grupo Teatral ICELEY, composto por estudantes do curso de Teatro. A equipe lista os ingredientes usados nesse experimento cênico:
  • “uma generosa porção de vozes que aquecem o coração; 
  • pedaços cortados em cubos de mensagens cheias de saudade; 
  • molho agridoce e bem temperado que desce pela garganta com gosto de acalento; 
  • farofa especial recheada de uma boa conversa.”

Pode ser acompanhado com água, suco, café, chimarrão, bom vinho ou o que agradar mais ao espectador. O Grupo ICELEY indica o “Especial da chef”: “a qualquer momento será servida uma deliciosa chamada de vídeo”.

Ficha técnica: atuação, roteiro, figurino, cenário, produção e maquiagem por Cleber Fiorio, Eduarda Leite, Evelin Licker, Isabeli Carmo, Larissa Perito e Yoshabel Batschauer; revisão de roteiro por Eduarda Leite; edição de vídeo por Eduarda Leite e Isabeli Carmo; edição de áudio por Evelin Licker; arte de divulgação por Isabeli Carmo; e participação especial de Josélia Dias Bitencourt Barni e Potyra Najara. 

Plataforma: WhatsApp ou perfil do Instagram do Grupo ICELEY. 

2 de abril – Yguatamangue apocalypse 

Inspirado pela peça “Caranguejo Overdrive”, de Pedro Kosovski, Iguatemangue apocalipse é um experimento cênico-digital que gera atrito entre as referências artísticas e a história de vida de seus criadores, os artistas HVMBA e Mariela Ramos. Os dois pontos centrais da peça são o mangue de Florianópolis e o shopping Iguatemi, que dividem o mesmo espaço na cidade. Além das questões ambientais envolvidas, o experimento questiona qual o impacto social e individual que um shopping center pode ter.

Mariela é bióloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e HVMBA foi funcionário de lojas de shopping. Os estudantes dizem que estão no curso de Teatro da Udesc “para brincar de ligar pontos e fazer conexões espaço-temporais, humano-animais e tecno-teatrais". 

Ficha técnica: dramaturgia, concepção, atuação, fotografia, captação de áudio e vídeo, edição, montagem, pós-produção, maquiagem, figurino e divulgação por HVMBA e Mariela Ramos; arte gráfica por HVMBA; e trilha sonora por Lucas Riba.

Plataforma: YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h