Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/05/2016-21h47

Estudantes da Udesc Balneário Camboriú promovem 1º Workshop de Petróleo SPE entre terça e sexta


O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, sediará o 1º Workshop de Petróleo SPE entre esta terça, 17, e sexta-feira, 20, período no qual serão realizados 18 minicursos, 16 palestras e duas mesas-redondas com especialistas de várias regiões do Brasil.

O evento, que está sendo promovido pelo capítulo estudantil da Udesc Balneário Camboriú na Sociedade Mundial dos Engenheiros de Petróleo (SPE), abordará temas tecnológicos e institucionais nas áreas de Engenharia de Petróleo e Gás e de Engenharia de modo geral.

Segundo a presidente do capítulo, Larissa de Farias Nunes, cerca de 200 pessoas participarão do evento, como representantes de empresas nacionais e internacionais e acadêmicos de universidades como a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Federal Fluminense (UFF) e a de São Paulo (USP).

"Os principais objetivos do evento, que será anual, são divulgar o conhecimento produzido nessas áreas e promover a rede de contatos entre os participantes", diz.

Larissa destaca que muitos dos palestrantes gostaram tanto da proposta do workshop que pagarão passagens, hospedagem e alimentação por conta própria. "Além da Udesc Balneário Camboriú, o evento está sendo apoiado por oito patrocinadores", acrescenta.

Programação

A abertura será às 9h30 desta terça-feira. Na sequência, das 11h às 12h, será realizada a palestra "Importância da Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE)", com Rodrigo Rueda, da Total S.A.

À tarde, haverá mais duas palestras: "Gerenciamento de projetos de exploração de petróleo", das 14h às 15h30, com Luciano Junkes, da Petrobras, e "A situação do refino do Petróleo no Brasil", das 16h às 17h30, com Alexandre Leiras, da UFRJ.

Nos dias seguintes, o workshop abordará temas como mercado de trabalho, regulamentação, pré-sal, reservatórios e exploração em alto-mar – confira a programação completa. Já os minicursos tratarão de assuntos como refino, tecnologias de perfuração e sistemas de cabeça de poço.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento.

Sobre o capítulo estudantil

O capítulo estudantil da Udesc Balneário Camboriú na SPE surgiu em 2013 e hoje conta com mais de 170 integrantes, entre os quais alunos dos cursos de Engenharia de Petróleo e Administração Pública da unidade de ensino e acadêmicos de graduações de outras áreas e universidades.

A organização do 1º Workshop de Petróleo SPE foi iniciada em julho do ano passado, com uma equipe formada por 26 membros da entidade.

Leia mais:

30/03/2016 - Evento acadêmico de petróleo da Udesc Balneário Camboriú será lançado com palestra nesta quinta

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h