Projeto Pipa mobiliza licenciandos em Pedagogia
em suas atividades de estágio - Fotos: Divulgação
Desde o ano passado, um projeto interdisciplinar voltado a estudantes do curso de
Licenciatura em Pedagogia EAD, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vem gerando produtos que impactam positivamente em espaços educacionais de diversos municípios catarinenses.
Atualmente em sua segunda edição, o Projeto Interdisciplinar para a Promoção da Aprendizagem (Pipa) nasceu de uma parceria entre a
Udesc Cead e o
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).
A proposta surgiu no segundo semestre de 2023, a partir do contato da professora Gisele Adriana Maciel Pereira e do professor Rafael Araújo Saldanha, da Udesc Cead, com o trabalho desenvolvido pelo docente Eduardo Jara no programa de extensão permanente
Esag Kids.
Gisele é vinculada ao Departamento de Pedagogia a Distância (Dpad) e Rafael Saldanha, ao Departamento de Educação Científica e Tecnológica (Dect).
Metodologia
Juntos, eles idealizaram uma maneira de aplicar a interdisciplinaridade, exigida na formação de estudantes da Pedagogia da Udesc Cead, a partir da personagem Pipa, usada em publicações da Esag Kids.
No Pipa, os estudantes se inspiram na metodologia da personagem criada pelo Esag Kids para produzir materiais didáticos e usarem em suas práticas de estágio.
No curso de Pedagogia EAD, a iniciativa tem articulação, na atual edição, com conteúdos de cinco disciplinas obrigatórias, ministradas por quatro professores.
Suziane da Silva Mossmann leciona a disciplina Conteúdos e Metodologias de Linguagem I; Fábio Napoleão, Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia I; Letícia Vieira ministra duas disciplinas: Conteúdos e Metodologias do Ensino de História I e Metodologias para Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão - Metex II; e Gisele Pereira é também responsável por Metex II pelo Estágio Curricular Supervisionado I. Na primeira edição do projeto, também participou o professor Norberto Dallabrida.
Capacitação
Para produzir seus materiais, os estudantes são capacitados pela equipe do Laboratório Multidisciplinar de Desenho e Recursos Didáticos para Educação Híbrida, Aberta e a Distância (Multilab.Ehad), com participação dos docentes Rafael Saldanha e Maristela Müller.
E contam com suporte de professoras formadoras que atuam como tutoras presenciais: Vanessa Queiroz Alves, no polo de Canoinhas, e Cristiana Kelly dos Santos, no de Pouso Redondo, na primeira edição; e, atualmente, Valdir Lamim Guedes, do polo de Lages, e Marlei de Jesus, do polo de Araranguá.
"O Pipa se destaca por sua concepção baseada em uma equipe multidisciplinar, que tem como eixo a interdisciplinaridade, com foco nos estudantes", afirma Gisele.
Primeira edição
Na primeira edição, participaram 54 estudantes da quarta e da quinta fases, que faziam estágio em oito unidades de ensino, de quatro municípios do interior do Estado: Canoinhas, Três Barras, Monte Castelo e Pouso Redondo.
"A primeira edição resultou em dezenas de produtos, incluindo guias práticos sobre questões de higiene, tecnologia, valores, saúde, dentre outros temas, que impactaram em diferentes espaços educacionais", conta a docente. As experiências de estágio foram compartilhadas em encontros presenciais pelos estudantes no final do semestre.
Além dos produtos, Gisele ressalta a aproximação junto a diversos espaços educacionais, como escolas e creches das redes municipais, como um dos pontos positivos do projeto.
As sete unidades de ensino contempladas na primeira edição incluíram seis Centros de Educação Infantil (CEI) e uma escola municipal:
-
Em Canoinhas: CEI Carlos Drummond de Andrade; CEI Professora Landi Ama Neppel; e CEI Vinícius de Moraes.
-
Em Três Barras: CMEI Professora Vera Lúcia Karvat Dumas.
-
Em Monte Castelo: Escola Municipal Edson Nagano.
-
Em Pouso Redondo: CEI Carrocinha do Amor; e CEI Expedicionário Francisco Tischner.
Segunda edição
Na atual edição, o Pipa mobiliza estudantes da quarta fase dos polos de Araranguá e de Lages. O evento remoto de abertura do projeto, em 1º de agosto, contou com uma oficina ministrada pelo professor Eduardo Jara.
Outras palestras e oficinas promovidas desde então abordaram temas como literatura infantil (com Suziane Mossmann), uma plataforma online para produção de storyboard (Rafael Saldanha), criação de livros para educação infantojuvenil (Maristela Müller), roteiro para audiovisual (Christian Abes) e inteligência artificial aplicada à educação (Juan Diego Burneo).
Christian Abes é docente da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e Juan Burneo, da Universidade Técnica Particular de Loja (UPL), do Equador.
"Esse projeto estimula os estudantes a darem asas à imaginação e, amparados por conhecimentos teóricos e tecnológicos, botarem suas pipas para voar rumo ao letramento na educação infantil", brinca Gisele.
"É também uma demonstração de como é possível trabalhar em união, ao mobilizar docentes de diferentes centros da Udesc e universidades para apoiar os estudantes a voar cada vez mais alto", conclui.
Sobre o curso
A Licenciatura em Pedagogia EAD da Udesc Cead tem como objetivo proporcionar a formação inicial para o exercício da docência, prioritariamente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase no uso das tecnologias da informação e da comunicação, numa perspectiva crítico-social que subsidie atuações transformadoras com vistas à melhoria do Sistema Educacional Brasileiro.
Desde a criação da primeira licenciatura na área, em 1999, de forma pioneira, a universidade estadual já formou mais de 17 mil pedagogos em Santa Catarina e também em outros Estados.
Atualmente, o curso tem quase 600 estudantes, distribuídos em 25 turmas, em 20 polos de apoio presencial: Araranguá, Balneário Barra do Sul, Braço do Norte, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Ibirama, Indaial, Itapema, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Laguna, Palhoça, Palmitos, ponte Serrada, Pouso Redondo, São José, Treze Tílias e Tubarão.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454