Exposição é resultado de registros dos estudantes em viagem técnica de estudo promovido pelo Departamento de Moda
A exposição fotográfica "Nos caminhos da História e do Sensível - Territórios que ocupamos", resultado de uma viagem técnica dos estudantes do Departamento de Moda (DMO), será inaugurada nesta quarta-feira, 26 de junho, no Hall do Bloco Central da Udesc Ceart. A mostra gratuita e aberta ao público permanecerá em exibição até 5 de julho.
O evento apresenta 20 fotos capturadas durante as viagens e roteiros históricos realizados pelos estudantes, sob a organização da professora Mara Rúbia Sant’Anna, que ministra a disciplina História da Moda no Brasil. O objetivo da disciplina é revisitar locais históricos e estudar sua contribuição para a formação cultural de Santa Catarina.
Os estudantes visitaram as cidades de Laguna e Orleans no dia 15 de maio. Aqueles que não puderam participar da viagem exploraram pontos turísticos da Ilha de Santa Catarina, como o Forte de São José da Ponta Grossa, o Museu de Florianópolis e o Ribeirão da Ilha entre os dias 5 e 12 de junho.
"A experiência foi imersiva," afirma Helena Moreira da Silva, estudante do curso de Moda. Ela destaca que cada sala dos museus visitados narrava uma parte diferente da história, desde os povos indígenas até a chegada dos colonizadores portugueses e a formação da sociedade moderna. As exposições incluíam artefatos arqueológicos, documentos históricos, fotografias antigas e instalações interativas que tornavam a visita educativa e envolvente.
A visita ao forte foi uma aula prática de história militar e arquitetura colonial. "Caminhar entre os antigos canhões e as muralhas de pedra permitiu imaginar a vida dos soldados que ali estiveram, defendendo a costa brasileira," compartilha Luisa Gerhardt, também estudante do curso de Moda. Ela complementa que "a experiência trouxe uma nova compreensão sobre a importância estratégica da ilha e os esforços para proteger o território brasileiro no período colonial."
Para as estudantes, que visitaram os pontos turísticos da ilha, a experiência foi importante e lhes ensinou sobre a riqueza histórica e cultural de Florianópolis. “Aprendemos sobre a evolução histórica da cidade, desde os primeiros habitantes até os dias atuais; a história da educação em Santa Catarina, suas transformações e influências na sociedade; a importância estratégica dos fortes coloniais na defesa do território brasileiro; e a cultura açoriana, suas tradições e influências na formação cultural da ilha”, destacam.
Já para o estudante Rodrigo Okamoto, "a importância da viagem reside na imersão proporcionada pelo ambiente, permitindo afastar-se da teoria ou das fotos e trazer o conhecimento para a realidade." Segundo ele, essa experiência dialética entre o estudado e o mundo vivido "resulta em um aprendizado mais aprofundado, possibilitando uma nova compreensão da história de Santa Catarina e, consequentemente, da nossa atuação dentro do Estado."
Serviço
O quê: Exposição fotográfica "Nos caminhos da História e do Sensível - Territórios que ocupamos"
Quando: 26 de junho até 5 de julho
Onde: Hall do Bloco Central do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc - Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC
Quanto: Gratuita e aberta ao público
Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350