Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/07/2017-15h00

Estudantes da Udesc desenvolvem projetos de aplicativos relacionados à inovação no setor público

Atividade mobilizou alunos de Administração Pública da Udesc Esag. Imagem: Reprodução
Estudantes de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolveram neste semestre, como atividade interdisciplinar, projetos de aplicativos para dispositivos móveis relacionados à temática da inovação no setor público.

A atividade envolveu alunos do sétimo termo, pelas disciplinas Marketing de Serviços Públicos (ministrada pela professora Aline Regina Santos), Desenvolvimento de Projetos Públicos (pela professora Micheline Gaia Hoffmann) e Plataformas de Sistemas de Governo: Estado Virtual (pelo professor José Francisco Salm Jr.). Os trabalhos foram apresentados em sala, na conclusão do semestre, em encontros específicos para as diferentes disciplinas.

Segundo os professores, o desenvolvimento dos projetos envolveu etapas diversas, desde a elaboração do estudo de mercado, do planejamento e de um modelo de negócio, até a proposição das plataforma tecnológicas usadas pelos aplicativos. Para a parte tecnológica, foram utilizadas a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e os desenvolvedores MIT App Inventor e Fluid.

Alguns projetos envolveram a contribuição de outras organizações, como no caso do aplicativo idealizado para o Grupo de Apoio aos Familiares e Amigos de Desaparecidos (Gafad), que buscou atender a uma necessidade da entidade, manifestada à Udesc Esag por representantes do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom).

Outro projeto, relacionado ao descarte irregular de resíduos eletrônicos, foi feito com base em pesquisas que identificaram o alto índice de descarte desses produtos em Florianópolis e a falta de informações a respeito, bem como a preocupação dos cidadãos com o meio ambiente.

Conheça os aplicativos propostos:
  • Visite Seguro - Relacionado à questão da segurança pública, o projeto prevê um aplicativo que disponibilize de forma simples e funcional, em um mapa, informações sobre locais seguros em Florianópolis. Inclui campanhas de prevenção para turistas, visitantes e a população. Equipe: Bruna Müller Silva, José Lucas Vieira, Lays Milena Vieira Mann, Luiza Vieira Imhof e Nadine Mattos Depin.
  • +60 - Projeto de um aplicativo que auxilia na qualidade de vida da população com 60 anos ou mais, ofertando serviços como controle e compra online de medicamentos, pesquisa por profissionais e estabelecimentos de saúde, agendamento de consultas, controle do histórico de exames e troca de experiências por meio de um fórum. Também pode ser utilizado por cuidadores e familiares. Equipe: Bianca Carolina Hilleshein, Caroline Souza de Oliveira, Fabíola Gostek Pessoa, Guilherme Ricardo Schmidt, Lunara Stollmeier Pandini e Maria Fernanda Kuhnen Dutra.
  • Verde Perto - Projeto de um aplicativo que reúne informações sobre turismo sustentável em Santa Catarina, visando aumentar o número de praticantes da prática no Estado. Permite a busca por destinos pela geolocalização, reservas, pesquisa por locais com acessibilidade  e outros recursos. Pode gerar relatórios com dados gerenciais para uso pelos setores público e privado. Equipe: Beatriz Polidoro, Julia De Marchi,  Maria Eugenia Diogenes, Guilherme Granemann, Orly Gonçalves Jr e Saulo Francisco Paganela.
  • Clique Recicle - Idealizado com a finalidade de reduzir o descarte irregular de resíduos eletrônicos em Florianópolis, o projeto prevê um aplicativo que facilite a logística desse processo, com informações sobre locais adequados para descarte e os impactos do descarte incorreto. Equipe: Beatriz Callegari, Brunna Maila, Camila Correa, Laurieti Delgado, Leandro Motta, Lucia Helena e Patrícia Karla.
  • Gafad Conscientiza* - Elaborado junto ao Grupo de Apoio aos Familiares e Amigos de Desaparecidos (Gafad), o aplicativo projetado visa desenvolver ações educativas e de comunicação social com foco na prevenção do desaparecimento de crianças e adolescentes na Grande Florianópolis. Entre as propostas para abordar a temática estão a criação de uma turma de personagens. Equipe: Bianca Carolina Hilleshein, Caroline Souza de Oliveira, Fabíola Gostek Pessoa, Guilherme Ricardo Schmidt, Lunara Stollmeier Pandini e Maria Fernanda Kuhnen Dutra. (* Trabalho realizado nas disciplinas de Marketing de Serviços Públicos e Desenvolvimento de Projetos Públicos.)

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica-esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h