Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/09/2019-18h48

Estudantes da Udesc Esag estudam soluções para demandas reais da administração pública estadual

Demandas do governo do estado foram entregues aos estudantes - foto: Marcelo Shubert/SEA/SC
Estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já começaram a trabalhar na solução de problemas reais apresentados pelo Governo do Estado, como parte das atividades das disciplinas de seus cursos. A iniciativa desenvolvida no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), unidade da Udesc em Florianópolis, envolve alunos do curso de graduação em Administração Pública e do Mestrado em Administração.

O projeto de consultorias disciplinares é resultado de uma parceria entre a Udesc Esag, a Secretaria de Estado da Administração (SEA) e o Escritório de Gestão de Projetos do Estado (Eproj), ligado ao gabinete do governador. Por meio de formulário eletrônico, 17 órgãos estaduais informaram 66 demandas, reunidas pela SEA. As informações foram então entregues à Udesc Esag para serem trabalhadas pelos estudantes e professores nas disciplinas.

As demandas foram divididas pelos professores, de acordo com a área de cada disciplina, e distribuídas a equipes de alunos. A busca de soluções envolve três disciplinas do curso de graduação em Administração Pública (Gestão de Sistemas de Informação, Plataformas de Sistemas de Governo e Contabilidade Pública) e uma do mestrado em Administração (Análise de Políticas Públicas).

Parceria

Além de supervisionado pelos professores, os trabalhos das equipes de estudantes terão o apoio dos escritórios de gestão de projetos (Eproj) e de gestão de processos (Eproc), do governo do Estado. As equipes dos dois escritórios ajudarão na interação com os demais órgãos estaduais, sempre que necessários, além de acompanhar os trabalhos.

De acordo com o secretário estadual da administração, Jorge Eduardo Tasca, o principal objetivo deste projeto é aproximar os alunos da realidade de gestão do Estado. “Independentemente das propostas serem viáveis para implantação, o objetivo a ser cumprido é permitir que estudantes possam participar ativamente das ações do governo”, comentou.

Para o professor Leonardo Sechi, há ganhos dos dois lados. “O governo valoriza o conhecimento produzido na universidade e, em vez de contratar consultorias de empresas para melhorar a gestão, incorpora esse conhecimento sem pagar nada a mais, por meio de sua universidade estadual”, explica o professor. “E há o ganho na formação dos alunos, que trabalham cada vez mais na solução de problemas reais”.

Aproximação

No início de julho, o Governo do Estado solicitou à Udesc ideias de como ajudar a melhorar a eficiência do serviço público estadual. Os professores Leonardo Secchi e Ivoneti Ramos participaram de reunião do colegiado do Poder Executivo em 8 de julho, onde apresentaram algumas propostas ao governador Carlos Moisés e secretários estaduais.

Uma dessas propostas, logo aceita pelo governador, foi o projeto de consultorias disciplinares, que foi discutido no dia seguinte na Secretaria de Estado da Administração. O secretário Jorge Tasca recebeu Secchi, Ramos e o professor Arnaldo Lima, da Udesc Esag,  que discutiram o projeto também com representantes da Fundação Escola de Governo – ENA’ e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc).

Mais informações sobre a parceria podem ser obtidas com o Departamento de Administração Pública da Udesc Esag, pelo e-mail ap.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8212.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Demandas do governo do estado foram entregues aos estudantes
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h