Projeto faz parte da disciplina de processos fotográficos e desenvolvimento em extensão
Imagem: Divulgação curso Artes Visuais
Estudantes da disciplina de Processos Fotográficos, ministrada pela professora Luzia Renata Yamazaki, no curso de Artes Visuais do Centro da Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) desenvolveram um projeto de extensão que utiliza a fotografia para incentivar a adoção de animais abrigados na Diretoria de Bem-estar Animal (Dibea) de Florianópolis.
Essa disciplina tem como objetivo explorar o conceito e a história da extensão, com ênfase na importância de compartilhar conhecimento e saberes com a comunidade. A partir de leituras e estudos dirigidos, os estudantes apresentaram diversas propostas para ações extensionistas, onde surgiu, então, a ideia da colaboração com a Dibea para a realização de um ensaio fotográfico individual com os animais abrigados.
Durante o planejamento, a turma de 12 alunos visitou a instituição duas vezes para conhecer a realidade dos animais. A primeira visita ocorreu em 17 de outubro, e a segunda em 31 de outubro, quando os estudantes realizaram as fotos de 10 animais. Durante as sessões, eles ouviram histórias de abandono e maus-tratos, que reforçaram a necessidade de promover a adoção responsável.
O projeto também buscou uma abordagem lúdica para chamar a atenção do público. Inspirados por nomes de artistas renomados, os estudantes criaram associações entre arte e causa animal, resultando em apelidos criativos como Latisse, Di Cãovalcante, Cãodido Portinari, Van Dog e Alfred Hitchdog. “Esses nomes trazem leveza e humor, o que é essencial para engajar o público e reforçar a mensagem de adoção responsável”, explicou a aluna Marla Matos.
Até o momento, as imagens ainda não foram publicadas oficialmente. No entanto, o grupo permanece otimista quanto ao impacto potencial da campanha e acredita que ela poderá gerar visibilidade tanto para o trabalho da Dibea quanto para os animais disponíveis para adoção. As fotografias foram encaminhadas à assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Florianópolis para aprovação e divulgação possível nas redes sociais institucionais.
A partir dessa iniciativa, os estudantes esperam que a união entre arte e solidariedade inspire a comunidade a abraçar a causa animal. Segundo Luzia, o projeto é um exemplo de como a extensão universitária pode ir além da teoria, com a promoção da interação entre universidade e comunidade. “A curricularização da extensão é essencial para formar profissionais mais conscientes e engajados.”
Para mais informações sobre os animais disponíveis para adoção, entre em contato com a Central de Atendimento da Dibea pelo número
+55 48 9940-8643.
Estudantes participantes do projeto: João Victor Mendes Sandi, Eduarda Nascimento de Jesus Carneiro, Alice Firmo Vieira, Luiz Felipe de Souza Camillo, Luiz Bion de Almeida, Murilo Brogim Leal, Douglas Conrad Hasse, Marla Cristina Matos, Noah Espindola, Letícia Ignácio e Beatriz Santos Farias de Souza.
Sobre a Dibea
A Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) é o órgão público responsável pela garantia dos direitos dos animais e pela implementação de políticas públicas relacionadas a eles. Entre suas atribuições estão a investigação de denúncias de maus tratos, o resgate de animais vítimas de violência ou em situação de rua, além do tratamento e acolhimento desses animais. A Dibea também oferece atendimento médico e realização de castração de animais sob tutela de pessoas de baixa renda.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Texto pelo estagiário Gustavo Fidelis, sob supervisão da jornalista Carolina Weber Dall'Agnese
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350