Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/05/2019-17h04

Estudantes de Educação Física da Udesc fazem ação pelo Dia Mundial da Orientação

Atividade na Udesc Cefid foi promovida por alunos da oitava fase do bacharelado - Fotos: Divulgação
Estudantes de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram na quarta-feira, 22, de uma ação para marcar o Dia Mundial da Orientação (World Orienteering Day), data criada pela Federação Internacional de Orientação para promover visibilidade e acesso de novos adeptos ao esporte.

Promovida por alunos da oitava fase do bacharelado, a iniciativa integrou a disciplina de Tópicos Especiais em Esportes, ministrada pelos professores Paulo Henrique Xavier de Souza e Gabriel Henrique Treter Gonçalves.

Na atividade, realizada nas instalações do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, os acadêmicos ministraram uma instrução sobre o esporte de orientação.

Nele, o objetivo é percorrer uma determinada distância, em terreno variado e desconhecido, passando obrigatoriamente por pontos determinados (chamados "postos de controle"). Os atletas utilizam um mapa e uma bússola para se orientar.

Reunidos no campo de futebol, os participantes puderam aprender e praticar o esporte durante a prática, que transformou estudantes e comunidade universitária em "orientistas", após a conclusão da montagem da pista.

Apoio

O evento contou com apoio do 63° Batalhão de Infantaria, da Federação Catarinense de Orientação (Oriesc) e do Barriga Verde Clube de Orientação (Baveco).

Os organizadores da ação agradeceram especialmente a colaboração do comandante do batalhão, coronel Jaques Flório Simplício, do capitão Cleder Joselito Winkler da Silva e dos sargentos Fernando Ferreira Ortis e Leonardo Diniz da Silva; do presidente da Oriesc, Amilcare Jose Satler; e do presidente da Baveco, Marco Aurélio Azolin, além dos atletas que prestigiaram o encontro.

Criado em 2016, o Dia Mundial da Orientação é realizado em diversos países, em maio, com homenagens à modalidade. Em 2019, o período comemorativo ocorreu entre os dias 15 e 22.

Mais informações

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atividade na Udesc Cefid foi promovida por alunos da oitava fase do bacharelado
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h