Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/10/2020-14h26

Estudantes de História da Udesc criam exposições virtuais para os trabalhos finais do curso

Exposições virtuais estão no Instagram e no Youtube
Estudantes do curso de História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), criaram exposições virtuais como resultado de trabalhos finais de disciplinas do curso.

Uma das exposições virtuais, intitulada Projeto Outras, foi elaborada conjuntamente pela turma do curso de bacharelado em História, na disciplina Escritas da História I, ministrada pela professora Ana Luiza Mello Santiago de Andrade.

A mostra tem por objetivo contar histórias de mulheres artistas latino-americanas em atividade ao longo dos séculos XX e XXI e divulgar essas trajetórias, problematizando a produção artística e formas de resistência em diferentes contextos.

Segundo a professora, cada estudante da turma teve uma função determinada no projeto: coordenadores, redatores, ilustradores, editores. A exposição pode ser acessada na página @projeto_outras, no Instagram.

Já nas disciplinas História do Brasil III, História Contemporânea I e Teoria da História II, ministradas pelas professoras Ana Luiza Mello Santiago de Andrade, Gabriela Marques e pelo professor Edgar Garcia Junior, o trabalho final proposto em conjunto pelas três disciplinas deveria versar sobre o tema: “Consumo e estética no capitalismo industrial”.

O trabalho contou com análise de ao menos uma fonte documental do período e foi elaborado por grupos de alunos da quarta fase de História, em forma de exposições virtuais, no Instagram e no Youtube:

  • De cigarro em cigarro (@decigarroemcigarro): o projeto procura demonstrar, a partir da análise de peças publicitárias do início do século XX, a relação complexa entre o cigarro, a mulher e a modernidade. Elaborado pelas estudantes Ana Cláudia Vieira de Freitas, Dhuna Shwenke Teixeira, Júlia Noceti e Maria Eduarda Koerich.
  • Classes Perigosas (@classesperigosas): O projeto procura trabalhar com fotografias e fontes da imprensa periódica para perceber a modernidade excludente experienciada no Brasil no início do século XX. Elaborado pelos estudantes Érin Cruz, Maria Cristina Cardoso, Rene Goulart e Victor Leonardo da Silveira.
  • Passagens do Rio (@p_assagensdorio): O projeto procura analisar fotografias das reformas urbanas ocorridas no Brasil no início do século XX. Elaborado pelas estudantes Brenda Kathleen da Costa e Mariana Vitória da Silva Penha.
  • História na Web (@historianaweb): A exposição aborda o integralismo no Brasil a partir de fontes como fotografias, imprensa periódica e propaganda, no contexto das décadas de 1930 - 1940. Elaborada pelos estudantes Lauro Carrer, Lucas de Castro e Luiz Gabriel Locks.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h