Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/10/2020-13h27

Estudantes do curso de Pedagogia da Udesc criam podcasts em projeto integrado de educomunicação

Podcasts do projeto Educom estão disponíveis em diversas plataformas de áudio
Estudantes da segunda fase do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em colaboração com os professores da turma, desenvolveram um projeto integrado de educomunicação intitulado Educom, que reuniu conteúdos de todas as disciplinas do semestre.

Com aulas remotas devido à pandemia de Covid-19, os docentes apresentaram aos estudantes a proposta de produzir uma série de podcasts sobre temas que dialogassem com o conjunto das disciplinas da turma.

O trabalho foi realizado ao longo do semestre, com coordenação da professora Ademilde Silveira Sartori, a partir dos textos discutidos em aula e do aprendizado sobre a produção e publicação de podcasts.

“Discutimos assuntos nas interfaces entre as disciplinas de: Mídias e Educação; Educação e Juventude; Teorias da Aprendizagem; Produção Textual; História, Sociologia e Filosofia da Educação, e os episódios foram criados pela turma com orientação dos professores das disciplinas”, explica a estudante Bruna Xavier.

A prática pedagógica educomunicativa teve como objetivo manter a qualidade na formação de professores ao desenvolver a criatividade, a colaboração, a produção coletiva com as aulas remotas e socializar o conhecimento por meio de plataformas de divulgação de conteúdo.

“Com o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, nos foi imposto o ensino remoto, exigindo de professores e estudantes abertura para novas experiências. A produção de podcasts pela segunda fase foi uma experiência inovadora educomunicativa. Uma produção coletiva na qual diálogo e colaboração resultaram em produtos midiáticos significativos, contributivos e criativos”, ressalta a professora Ademilde.

A experiência educomunicativa da turma resultou em uma série de podcasts que podem ser conferidos na página do projeto, no Spotify e em outras plataformas de áudio.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h