Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/07/2016-11h30

Estudo da Udesc aponta vantagens do sistema de cultivo que integra peixes e plantas

Artigo de professor Maurício Gustavo Coelho Emerenciano, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aponta as vantagens do cultivo da Aquaponia, sistema de produção agroalimentar que integra peixes e crustáceos com a produção de plantas terrestres sem utilização do solo e com raízes imersas em uma solução nutritiva balanceada. O método gera produtos sem uso de agrotóxicos, com alto valor agregado e muitas vezes mais rápido que os cultivos convencionais.

O trabalho do professor do curso de Engenharia da Pesca, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna, e do curso de mestrado em Zootecnia, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), ambos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi publicado na edição 176 do suplmento Sul Brasil Rural, encartado no jornal Sul Brasil, editado em Chapecó e circulação em municípios vizinhos.

A próxima edição do encarte rural em 21 de julho será coordenada pelo professor da Udesc Oeste Diogo Luiz de Alcântara 
Lopes, que substituirá o docente Paulo Roberto Ficagna, que ficou na função oito anos.

Relação

Segundo a pesquisa, na Aquaponia há uma relação entre organismos aquáticos cultivados ( geralmente peixes), microorganismos (bactérias) e plantas. Pelo sistema, os nutrientes residuais do cultivo dos peixes são transformados pelas bactérias em produtos absorvíveis pelas plantas em conjunto com a luz e uma correta oxigenação das raízes, favorecendo o desenvolvimento de vegetais.

O professor da Udesc acredita que a Aquaponia surgiu em torno de mil anos antes de Cristo no México praticada pelos Astecas, que utilizavam lagos como meio de cultivo para produzir plantas terrestres. Eles construíram jangagas com material flutuante como cana e junco, cobriram com terra dragada do fundo do lago e plantaram suas hortaliças.

“As plantas cresciam nessas ilhas flutuantes à medida que suas raízes se expandiam e alcançavam a água”, afirmou Maurício.

Segundo a pesquisa, atualmente este sistema vem sendo utilizado por Estados Unidos, Austrália, México, Chile, Canadá e Emirados Árabes Unidos e não surgiu no Basil devido à desinformação e falta de dados técnicos e econômicos, especialmente em nível comercial.

Em SC

De acordo com o autor da pesquisa, em 2013 o Laboratório de Aquicultura (LAQ), do curso de Engenharia da Pesca, da Udesc Laguna, desenvolveu pesquisa em pequena escala sobre Aquaponia. Atualmente, observa, já foram realizados diversos ciclos de produção com diferentes espécies de peixes e hortaliças com destaque para tilápias e pacu, além de alface, tomates, temperos como salsinha, cebolinha, e até flores.

Maurício Gustavo Coelho Emerenciano informou também que a Escola de Educação Básica Gregório Manoel de Bem, em parceria com a Udesc Laguna, implantou um pequeno sistema com base na Aquaponia,  que possibilitou a produção de alimentos saudáveis com educação ambiental. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h