Estudo estabelece valores de refrência para qualidade
natural do solo catarinense - Foto: Jonas Pôrto
Estudos realizados no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, serviram de referência para a publicação da portaria inédita, Nº 45/2021, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que define os parâmetros dos solos e águas subterrâneas de Santa Catarina, indicadores essenciais ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC).
Essas definições sobre as condições naturais e os impactos das atividades econômicas ampliam a proteção do solo catarinense. A portaria foi elaborada a partir dos projetos de mestrado e doutorado das alunas do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, Camila Hugen, Leticia Cristina Souza e Ilana Marin, orientadas pelos professores David José Miquelluti e Mari Lucia Campos.
A portaria estabelece os Valores de Referência de Qualidade (VRQs), ou seja, a concentração de Bário, Cádmio, Chumbo, Cobalto, Cobre, Cromo, Níquel e Zinco, definindo a qualidade natural do solo. "Os VRQs e os valores orientados são necessários para garantir a preservação dos serviços ecossistêmicos prestados pelo solo, reduzir o risco de entrada de substâncias estressoras na cadeia alimentar e proteger a saúde humana", explica a professora Mari Lucia Campos.
Por meio de um Termo de Cooperação entre as duas instituições, o IMA fez uso da pesquisa e a transformou em legislação. Os valores orientadores serão usados pelo instituto no licenciamento e fiscalização e indicarão procedimentos de prevenção e controle da qualidade. Com a normatização, é possível conhecer as especificidades do solo em cada região e garantir a preservação das características naturais e da qualidade natural da terra.
Em 23 de março, o IMA fez uma transmissão no canal oficial do instituto no YouTube, com esclarecimentos sobre a portaria. Confira o vídeo:
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.