Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/05/2016-17h49

Estudo da Udesc mostra influência da construção de espaços públicos sobre prática de atividade física

Grupo analisou hábitos de 746 pessoas na Beira-Mar Continental de Florianópolis por sete anos - Foto: Div.
Uma pesquisa que foi desenvolvida na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) mostra que a construção de espaços públicos adequados pode contribuir para o aumento da prática de atividade física da população.

O trabalho do professor Joris Pazin, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), contou com as colaborações da professora Adriana Guimarães, também da Udesc Cefid, e de cinco docentes das universidades de Adelaide, na Austrália, de São Paulo (USP) e Federal de Santa Catarina (UFSC).

Após sete anos de análise, o grupo concluiu que as pessoas que moravam mais próximas a um espaço público adequado passaram a praticar mais atividade física moderada a vigorosa durante o tempo de lazer.

A distância do local foi justamente a maior barreira para a prática de atividade física, seguida de insegurança e falta de tempo.

"A construção desses espaços pode estimular as pessoas a praticar mais exercícios e isso impacta diretamente na saúde da população, pois já foi provado que a prática de atividade física é um fator preventivo contra uma série de doenças", enfatiza Pazin.

O grupo de pesquisadores também destacou a importância de elaborar políticas públicas que garantam o acesso a esses locais para a maioria das pessoas, distribuindo os espaços ao longo da maior quantidade de áreas possíveis.

Mais de 700 pessoas entrevistadas
                                                                                                                               
Por meio de entrevistas, os pesquisadores avaliaram 746 pessoas de seis bairros diferentes de Florianópolis, no período de 2009 a 2015, divididos em três grupos de exposição. A divisão se deu segundo a distância das casas dos participantes até a Avenida Beira-Mar Continental da cidade, área que conta com ciclovia e pista de caminhada.

Dentre outras observações, os pesquisadores constataram que as pessoas que moravam a até 500 metros do local aumentaram, em média, o tempo de caminhada como lazer em 30 minutos por semana e o tempo de caminhada como atividade moderada e vigorosa em 50 minutos por semana.

Os resultados também mostraram uma média de aumento da prática de atividade física entre as pessoas que vivem em torno da nova rota de ciclismo e de caminhada em 15 minutos por semana.

Além do mais, o número de pessoas demonstrando interesse em utilizar a nova infraestrutura para atividade física no tempo de lazer é maior entre aqueles que vivem até um quilômetro comparados aos que vivem na região entre 1 km e 1,5 km.

Análise inédita no Brasil

A pesquisa do professor Joris Pazin foi a primeira da categoria longitudinal a ser desenvolvida no Brasil sobre o tema.

"A maioria dos estudos é como se fosse uma fotografia, o que chamamos de transversal, que mede só um momento. O longitudinal é como se fosse um filme que acompanha todo o desenvolvimento dos processos", diz.

Na continuação dessa linha de pesquisa, será feito um levantamento da localização dos espaços físicos públicos para verificar como é feita a distribuição desses locais em relação às classes sociais e econômicas da população.

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas com o Departamento de Educação Física da Udesc Cefid pelo telefone (48) 3664-8631 e pelo e-mail edfisica.cefid@udesc.br.

Leia mais:

03/06/2015 - Motivação para prática de esporte e atividade física é tema de pesquisa de mestrado na Udesc

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3364-8622
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h