Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/10/2017-14h01

Estudo da Udesc sobre programa da Polícia Militar é apresentado para comando da instituição

Apresentação ocorreu no Comando-Geral da PMSC. Fotos: Aurélio de Oliveira/PMSC
Um estudo desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) sobre o Programa Institucional de Reconhecimento e Valorização Profissional (Valorem), da Polícia Militar (PMSC), foi apresentado na tarde desta terça-feira, 17, para comandantes da instituição.

A dissertação “Vínculos Organizacionais na PMSC: Uma análise em relação ao desempenho medido pelo Valorem” foi desenvolvida pela acadêmica Karen Alvares no Mestrado Profissional em Administração, ofertado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômica (Esag), em Florianópolis. O estudo teve orientação da professora Ana Paula Grillo Rodrigues.

A apresentação ocorreu na sala de Conselho Estratégico do Quartel do Comando-Geral da PMSC e contou com a presença do subcomandante-geral, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, e dos comandantes de regiões militares da Grande Florianópolis, entre outras autoridades.

O trabalho buscou verificar, a partir do programa Valorem, as relações existentes entre os vínculos militares, com a organização e o desempenho apresentado.

O desenvolvimento do estudo considerou três tipos de vínculos: comprometimento, entrincheiramento e consentimento. O comprometimento é uma relação forte entre um indivíduo identificado e envolvido com a organização.

O entrincheiramento reflete a garantia de estabilidade e segurança, dentro de uma zona de conforto, para o indivíduo dentro da organização.

E o consentimento é um vínculo pautado nas relações de subordinação e autoridade legitimada, caracterizado pela obediência a um superior hierárquico e pelo cumprimento de ordens, regras ou normas estabelecidas pela organização.

A pesquisa constatou que:
  • Padrões de vínculo com níveis elevados de comprometimento, em combinação com níveis baixos de entrincheiramento, estariam associados a um melhor desempenho.
  • O vínculo, que define o desempenho, está mais relacionado ao entrincheiramento do que ao comprometimento.
  • Diante de evidências, foi possível constatar que, em relação ao desempenho, o vínculo do consentimento possa ser mais benéfico do que o preconizado teoricamente; e que o entrincheiramento possa exercer um impacto maior do que o comprometimento, ao menos para a amostra investigada.
O encontro foi concluído com um diálogo entre os presentes sobre as questões abordadas no trabalho acadêmico.

Leia mais:

28/09/2017 - Mestrado em Administração da Udesc tem estudos sobre gestão do conhecimento e Polícia Militar

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281  
*Com informações do Centro de Comunicação Social da PMSC
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Apresentação ocorreu no Comando-Geral da PMSC
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h