Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/05/2017-13h37

Estudo de alunos da Udesc sobre programa de economia solidária é premiado em jornada de Administração Pública

Alexandre Vieira Machado Neto e Mariene Palokowski apresentaram atuação do LabEcoSol Udesc - Foto:Div.
Os acadêmicos Alexandre Vieira Machado Neto e Mariene de Sena Silva Palokowski, do curso de Administração Pública, do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, conquistaram um prêmio na 11ª Jornada Científica de Administração Pública (Jornap) realizada na primeira quinzena de maio. O evento foi promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Administração Pública da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), no campus de Araraquara.

O trabalho dos acadêmicos foi premiado com menção honrosa e conquistou o primeiro lugar na categoria Trabalhos de Extensão, no eixo temático Trabalho, Renda e Economia.

O estudo relata a atuação dos alunos no Laboratório de Aprendizagem em Economia Social e Solidária (LabEcoSol), programa de extensão da Udesc, coordenado pelo professor Luiz Filipe Goldfeder Reinecke, no qual são bolsistas, que visa fortalecer e promover a economia solidária em Balneário Camboriú e na região.

Dentre as atividades realizadas durante o evento, estavam palestras e laboratórios e apresentações de trabalhos científicos e de extensão.

Os acadêmicos elogiaram a programação da jornada, destacaram que foram bem recebidos pela organização e classificaram a experiência como “enriquecedora”. 

“A gente teve a oportunidade de conhecer professores da área de economia solidária que estudamos nas aulas e de fazer contatos com outros alunos”, conta Alexandre.

Promoção da economia solidária

Criado em março de 2016, no Curso de Administração Pública da Udesc Cesfi, o LabEcoSol tem como objetivo fortalecer e promover a economia solidária em Balneário Camboriú e na região, por meio de atividades como prestar assessoria e promover o desenvolvimento de empreendimentos econômico-solidários. O programa também atua como agente articulador entre estes empreendimentos e o poder público.

Além disso, o LabEcoSol promove oficinas abertas ao público, promovendo uma formação básica no tema de economia solidária para incentivar a mobilização social e a autonomia dos participantes.

No início deste ano, o programa elaborou e enviou ao Poder Executivo uma proposta para a implementação da Política de Economia Solidária no município de Balneário Camboriú. A partir desta ação, foi criado o Conselho Municipal de Economia Solidária, que discutirá a execução desta política através de reuniões com representantes do Poder Executivo e Legislativo e da participação e contribuição em audiências públicas.

Alternativa ao capitalismo

A economia solidária pode ser entendida como uma alternativa ao capitalismo tendo sua forma de produção baseada em cooperação, solidariedade e sustentabilidade.

A cooperação e agregação de grupos, e a geração e partilha de bens e da propriedade coletiva a partir do trabalho humano, em consonância com o comércio justo e o cuidado com o meio ambiente, diferencia essa economia em diversos aspectos do capitalismo industrial que hoje prevalece.

Esse tipo de economia visa a interação econômica entre diferentes grupos sem a promoção da competição, proporcionando a geração de renda e a distribuição igualitária entre todos os envolvidos no processo de produção.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010/8006
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h