Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/09/2022-16h45

Estudo inédito sobre peixe da espécie Kinguio é tema de palestra na Udesc Lages

Estudo orientado pelo professor Thiago Fabregat foi destaque no México - Foto: Christian Muniz
Na manhã desta quinta-feira, 1°, o professor Thiago El Hadi Fabregat, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, ministrou a palestra "O cultivo em sistema de bioflocos melhora e pigmentação da pele de Kinguios (Carassius auratus)".

A palestra teve o objetivo de divulgar o estudo inovador sobre a pigmentação da espécie Kinguio, conhecido popularmente como Golden Fish ou "peixinho dourado". O encontro reuniu cerca de 30 acadêmicos de graduação e de pós-graduação, no Salão de Atos.

O trabalho é parte de uma tese de doutorado e, em maio de 2022, foi apresentado em um evento internacional, no México. A pesquisa avaliou um sistema novo de bioflocos na piscicultura, que não demanda a troca de água, tornando possível a produção em lugares próximos a cidades ou em lugares com pouca água disponível.

O trabalho inédito mostra como este sistema pode afetar a pigmentação da espécie, algo importante no cultivo de peixes ornamentais. O estudo aponta que as características da qualidade da água são o suficiente para promover a pigmentação, onde os microrganismos serão responsáveis por produzir os bioflocos, servindo como suplemento alimentar e dando a coloração aos peixes.

Em geral, a pigmentação é incentivada através de produtos colocados na ração, pelos produtores. "Foi a primeira vez que demonstramos que este sistema pigmenta os peixes, sem o uso de ração", afirma Fabregat. Segundo o professor, a pesquisa gera "tecnologia para produção e serve de alternativa econômica aos produtores", conclui.

O professor apresentou o trabalho, no México, por meio do Programa de Auxílio à Participação em Eventos da Udesc (Proeven). A conferência reuniu membros de mais de 100 países e organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h