Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/12/2022-16h41

Exibição de filme e debate sobre povos originários do México e Brasil acontece nesta quinta na Udesc

Após exibição de filme será feita uma roda de conversa com convidadas e público participante

O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio da parceria entre o Núcleo de Diversidade, Direitos humanos e Ações Afirmativas (Nudha) e o Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (PRAPEG), realiza nesta quinta-feira (8), às 17h, a apresentação de um documentário e na sequência a roda de conversa sobre a luta dos povos originários do México e Brasil. O evento é gratuito e acontece na sala do Espine Ceart. 

Com direção de Luciana Kaplan, o documentário é intitulado como “La Vocera” (“A porta-voz", em tradução livre). A produção mostra o racismo estrutural das instituições políticas no México e como os povos originários se organizam para ocupar o espaço público e denunciar a violência nos territórios das comunidades.

A roda de conversa contará com a presença de María de Jesús Patricio, curandeira da medicina tradicional Nahua e ativista dos direitos humanos no México; Ingrid Sateré Mawé, indígena, natural do Amazonas, professora, comunicadora social e apresentadora do Portal Desacato; e Ana Lilia Felix, atua como referência no campo de estudos que parte de uma perspectiva anticolonial e contracolonial acerca de relações étnico-raciais.De acordo com os organizadores, a conversa guiada pelas convidadas “ tem o objetivo de contribuir para o compartilhamento das reflexões acerca da realidade das comunidades indígenas, inclusive, para além da realidade brasileira, na perspectiva da inclusão e acolhimento”.

O objetivo, segundo o Nudha, é fomentar os estudos que partem de uma perspectiva anticolonial e contracolonial acerca de relações étnico-raciais, gênero, branquitude, etnogenocídio, entre outras problemáticas que se conectem e atravessam a sociedade, em atividades e eventos que trazem estas temáticas para discussão, análise e reflexão. 

Inscrições
As vagas para o evento são limitadas. Os interessados em participar devem se inscrever no formulário online. Os selecionados serão avisados pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição. Será disponibilizado certificado de 4h aos participantes. 


María de Jesus Patrício, também conhecida como Marichuy, é curandeira da medicina tradicional Nahua e ativista dos direitos humanos no México. Além disso, é porta-voz e integrante do Congresso Nacional Indígena (CNI) e Conselho Indígena do Governo (CIG).

Ingrid Sateré Mawé é uma mulher Indígena, natural do Amazonas, mãe, professora, comunicadora social, apresentadora do Portal Desacato, mobilizadora social , ex-coordenadora do Sindicato dos trabalhadores em educação de Santa Catarina, e Membro da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA). 

Ana Lilia Félix, atua como referência no campo de estudos que parte de uma perspectiva anticolonial e contracolonial acerca de relações étnico-raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: zapatismo, anticapitalismo, resistência, relacões sociais e mulheres zapatistas. Seu trabalho vincula a teoria e a prática e possibilita discussões efervescentes, demonstrando a importância de outras concepções para ampliação do conhecimento e reconhecimento das formas de ser ou estar no mundo.

Serviço
O quê:
Documentário com roda de conversa - La Vocera: Luta dos povos originários do México e Brasil;
Quando: no dia 8 de novembro, às 17h;
Onde: na sala Espine da Udesc Ceart;
Quanto: gratuito, por meio da inscrição via formulário eletrônico.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h