Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/02/2019-18h45

Experiência de uma das melhores escolas de negócios do país é compartilhada com professores da Udesc

Taiguara Langrafe, vice-reitor da Fecap, fala na Udesc Esag Foto: Carlito Costa/Udesc Esag Ascom
Uma das instituições de ensino superior mais tradicionais do país na área de negócios – a Fundação Álvares Penteado (Fecap) – compartilhou com professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), na tarde desta quarta-feira, 13, sua experiência bem-sucedida na construção de um projeto pedagógico inovador.

O vice-reitor da Fecap, Taiguara Langrafe, falou no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da Udesc em Florianópolis, a professores dos três cursos de graduação oferecidos pelo centro (Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas).

A Fecap é uma escola centenária, criada em São Paulo em 1902, para ensinar contabilidade. Entre seus pioneirismos, está o primeiro curso de Ciências Econômicas do Brasil, aberto em 1932. Também conta com graduação em Administração, entre outros cursos, e tem se aproximado da Udesc Esag. "São duas instituições com o mesmo propósito, de desenvolvimento do aluno e aproximação com o mercado de trabalho", disse Langrafe.

Esforço e medição

Durante a palestra, o professor Taiguara Langrafe – que também preside a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad) – descreveu o programa de recuperação implantado na Fecap a partir de 2000, depois que a instituição obteve uma avaliação ruim pelo Ministério da Educação.

De acordo com o professor, “as mudanças envolveram esforço e medição”. Foram criados sistemas e procedimentos para ouvir, avaliar e melhorar o desempenho dos alunos, ao mesmo tempo em que foi desenvolvida uma cultura de integração e avaliação entre os professores. A Fecap não só se recuperou como disputa o topo dos rankings com concorrentes diretor na área de ensino de negócios, como FGV e Insper.

Planejamento

A palestra fez parte da programação das Reuniões Pedagógica e de Planejamento da Udesc Esag, em que os cursos de graduação do centro se preparam para o semestre letivo que começa na segunda-feira, 18. As reuniões são organizadas pela Direção de Ensino de Graduação, em conjunto com os departamentos responsáveis pelos cursos.

As reuniões começaram na terça-feira, 12, com a apresentação do balanço de 2018 e perspectivas para 2019 das ações do centro, pelo diretor-geral, Éverton Cancellier, e uma discussão sobre a avaliação institucional, com palestra do professor Nério Amboni, presidente da Comissão Setorial de Avaliação (CSA) do centro.

A programação continua nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14, com a continuidade das discussões específicas de cada um dos três cursos de graduação da Udesc Esag, organizadas pelos departamentos de Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Taiguara Langrafe, vice-reitor da Fecap
  • Professor Nério Amboni, presidente da CSA da Udesc Esag
  • Professora Ana Paula Menezes Pereira, diretora de ensino de graduação da Udesc Esag
  • Professor Éverton Cancellier, diretor-geral da Udesc Esag
  • Reuniões pedagógicas e de planejamento da Udesc Esag
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h