Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/11/2020-16h50

Forças-tarefas no combate ao crime são tema de defesa no Mestrado em Administração da Udesc Esag

Gaeco, coordenado pela Ministério Público de SC, foi objeto do estudo  - Foto: Divulgação
O Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem mais uma defesa de dissertação nesta quarta-feira, 25. As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) têm sido feitas exclusivamente em ambiente on-line, em razão da pandemia de Covid-19.

Vinícius Valdir de Sá defenderá perante a banca examinadora, a partir das 9h desta quarta, sua dissertação “Mecanismos públicos de coordenação e wicked problems: estudo de um arranjo interorganizacional voltado ao combate do crime organizado em Santa Catarina”. A pesquisa teve orientação da professora Graziela Dias Alperstedt.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta quarta-feira, 25, a partir das 9h)

A pesquisa teve como objetivo propor um framework dos mecanismos de coordenação para o arranjo interinstitucional formado pelas instituições públicas que compõem as forças-tarefas voltadas à investigação de organizações criminosas.

O estudo considerou aspectos como competência legal das instituições, formalização, gestão de dependências, poder, gestão de conflitos, comunicação, confiança, compartilhamento de propósitos e mecanismos estruturados e não estruturados. Um dos resultados do trabalho foi a identificação dos principais fatores que dificultam ou facilitam a ação coordenada.

Coordenação entre as intituições

As principais barreiras à coordenação identificadas foram os conflitos interinstitucionais por conta de competências legais e culturas organizacionais, o não alinhamento de missões e compartilhamento de propósito por parte de alguma instituição e as vaidades pessoais ou busca de protagonismo individual.

De outro lado, os dados apontaram como fatores facilitadores da coordenação as rotinas, a padronização de alguns procedimentos, ações e documentos, a comunicação (majoritariamente informal, espontânea e com frequência modulada de acordo com a necessidade), a confiança, a união de propósitos e a proximidade física dos agentes.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (8h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h