Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/09/2019-17h42

Fórum de Licenciaturas da Udesc debate estágio e base curricular em 17 de setembro

Evento terá transmissão online - Foto: Jonas Pôrto
Em 17 de setembro, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará o 4º Fórum de Licenciaturas, com o objetivo de ampliar e integrar as ações de formação de professores nos cursos de licenciatura da instituição.

O evento terá atividades das 8h às 17h, no Plenarinho da Reitoria, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, com transmissão por videoconferência pelo vc.udesc.br. Os debates abordarão o estágio curricular supervisionado e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Acesse o site de inscrições e confira a programação

Convidado internacional

A conferência de abertura será ministrada pelo professor Laurent Gutierrez, da Universidade de Nanterre, que abordará o tema "Formação de professores: a experiência de Estágio na França". A apresentação terá tradução simultânea e será seguida de um debate.

Ainda pela manhã, será realizado um painel sobre experiências exitosas de estágio na formação e professores e limites e possibilidade dos estágios nas redes públicas de ensino.

À tarde, a programação abordará a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. O painel contará com seis palestrantes.

Os debates terão participação de docentes e estudantes da Udesc e da Universidade Regional de Blumenau (Furb), de profissionais da educação básica e de representantes da Secretaria de Estado de Educação (SED/SC) e da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Temas relevantes

A pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, destaca que a programação foi elaborada a partir de consulta aos diretores de Ensino de Graduação e professores das licenciaturas da universidade.

"Buscamos envolver temáticas relevantes para que as licenciaturas da nossa instituição possam estar alicerçadas em uma base pedagógica com interlocução entre a universidade e a sociedade, de forma a abarcar uma formação cidadã e integral dos professores frente às necessidades educacionais e sociais de nosso Estado", afirma a docente.

Previsto no calendário acadêmico, o Fórum de Licenciaturas é uma ação da Proen vinculada ao projeto "Articulação Ensino-Pesquisa-Extensão", que integra o Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc e busca fortalecer essa articulação para impulsionar a construção do conhecimento aplicado e contextualizado.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Siga a Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento na Capital terá transmissão pela internet
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h