Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/10/2016-18h05

Gestores da universidade orientam servidores da Reitoria sobre ocupação de estudantes

Conversa com técnicos e docentes foi na tarde desta segunda, no Plenarinho - Foto: Luiz Eduardo Schmitt 
"É momento para termos calma e cautela." Essa foi uma das principais mensagens do reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi, aos técnicos e professores da Reitoria em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 31, sobre o movimento estudantil que ocupa o hall do prédio, em Florianópolis, há quase uma semana.

O objetivo do encontro, que ocorreu no Plenarinho da Reitoria, foi esclarecer a postura da administração da universidade frente ao movimento, além de tratar sobre a convivência entre alunos e servidores no local.

Os estudantes aderiram a um protesto nacional contra a PEC 241, que limita gastos públicos no âmbito federal, entre outras reivindicações, como ocorre em várias instituições de ensino no País. No entanto, na última quarta-feira, 26, os alunos impediram o acesso de servidores da Reitoria ao prédio, além de ocuparem a Rádio Udesc FM, alterando a programação da emissora, o que levou a gestão da universidade a solicitar à Justiça uma ação de reintegração de posse.

Sob o risco de uma ação da Polícia Militar na sede do Campus I, em virtude do descumprimento da medida judicial por parte dos estudantes, Tomasi dialogou com o movimento na tarde de quinta-feira, 27, e pediu a suspensão imediata da ação, com a contrapartida de os alunos não impedirem o trabalho dos servidores.

"Temos o compromisso de garantir a segurança dos técnicos e professores, que não passem por constrangimentos, e também ficamos preocupados com a intervenção policial", afirmou o reitor.

Diálogo foi mantido a todo momento

De acordo com o vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, foi mantido o diálogo com os estudantes desde o começo do movimento. "A Reitoria sempre buscou a conversa com o movimento, desde o início. Vamos ser fortes para não deixar a nossa Udesc parar", orientou.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Fábio Napoleão, que teve papel importante na conversa com os alunos, disse que não há manifestação acima do binômio direito-dever. "Temos nos empenhado ao máximo para que o movimento ocorra sem ferir o direto dos servidores", destacou.

Tomasi declarou que será criada uma comissão de técnicos e professores para continuar a conversa com o movimento estudantil. "Peço a colaboração e a paciência de todos vocês. Estamos à disposição para conversar", concluiu o reitor.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Conversa no Plenarinho esclareceu pontos sobre a ocupação
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h