Participantes farão propostas para aprimorar inovação
Fotos: Lais Godinho, Filipe Scotti e Celia Penteado
Gestores da Reitoria e dos 12 centros de ensino da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) começaram a fazer atividades do Workshop Nova Udesc nesta terça-feira, 5, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. O evento, que é inédito, continuará nesta quarta-feira, 6.
A iniciativa reúne professores e técnicos para debates sobre o futuro da Udesc e busca pactuar diretrizes da universidade para inovação no ensino superior.
O evento conta com participações do reitor, Marcus Tomasi, do vice-reitor, Leandro Zvirtes, e de pró-reitores, diretores dos centros, coordenadores dos programas de pós-graduação e chefes de departamento.
Na abertura do workshop, Tomasi questionou o público sobre o que deve ser feito para tornar a Udesc uma universidade de vanguarda no século 21. Além disso, sugeriu uma autoavaliação aos participantes e abriu espaço para citarem exemplos de inovação e boas práticas nos centros de ensino.
"Já temos várias práticas de inovação, mas precisamos institucionalizar isso. A universidade precisa dizer para o seu público que estamos, enquanto gestão da universidade, atentos e queremos favorecer esse tipo de prática e de iniciativa", afirmou o reitor.
A realização do Workshop Nova Udesc está alinhada ao eixo de inovação do Plano de Gestão 2016-2020, liderado por Tomasi e Zvirtes.
Principais desafios
Nas atividades do workshop durante a tarde, os gestores foram divididos em grupos de trabalho e elencaram os principais desafios que precisam ser enfrentados para aprimorar a inovação na Udesc:
Burocracia
Comunicação
Inovação (falta de flexibilidade na área)
Ausência de espaços adequados para inovação (incubadoras etc)
Recursos humanos
Modelo pedagógico
Gestão de processos
Nesta quarta-feira, os grupos apresentarão propostas para esses problemas. "O evento não é expositivo, não se trata da apresentação de um produto pronto. A ideia é que todos os presentes, professores e técnicos, sejam cocriadores de novas práticas da Udesc para a Udesc", destacou o pró-reitor de Administração, Matheus Fidelis.
Mais informações
Mais informações sobre o Workshop Nova Udesc podem ser obtidas pelo e-mail cdh.reitoria@udesc.br.