Reunião do grupo Voo Livre antes da pandemia - Foto: Divulgação
Os idosos do Projeto Voo Livre, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, continuam realizando suas atividades durante a pandemia de coronavírus. Por um grupo de whatsapp, os integrantes recebem tarefas para serem realizadas em casa. Em contrapartida, os idosos fotografam ou filmam o que estão fazendo para que as professoras e bolsistas voluntárias possam acompanhar e orientar o grupo.
As professoras de Educação Física, Carla Coelho e Deise Moser, postam vídeos com orientações de atividades físicas que podem ser feitas com os objetos e móveis que eles têm em casa. A Professora Leonor Berezuki fornece modelos para a produção de artes, o Grupo Fala envia poemas, e o maestro Anderson Nascimento repassa letras de músicas para serem ensaiadas.
Os idosos também recebem e trocam receitas, são informados sobre jardinagem e incentivados a fotografarem suas plantas e flores.
“Tudo isso é possível por que nossos alunos, voluntários no projeto em 2018 e 2019, se dedicaram a oferecer aulas de tecnologias móveis e assim os idosos aprenderam a usar corretamente o celular e tudo o que ele pode oferecer de bom. Não estamos perto fisicamente, mas emocionalmente estamos todos os dias com eles”, conclui a coordenadora do projeto, professora Jurema Iara Reis Belli.
O projeto Voo Livre é uma ação de extensão da Udesc Joinville com mais de 15 anos de existência. Atualmente, 50 idosos, entre 65 e 95 anos, fazem parte do grupo.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br