Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/09/2022-16h57

Grupo de Estudos da Terceira Idade da Udesc celebra 33 anos com evento no dia 22

Aniversário deste ano marca volta dos eventos presenciais após a pandemia - Foto: Divulgação
Em 22 de setembro, às 14h, o Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), programa de extensão permanente mais antigo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), comemora seu 33° aniversário no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

O evento comemorativo terá uma série de apresentações, dentre elas do Grupo de Canto do Geti e sobre a trajetória do programa, além de uma confraternização entre os participantes no pátio da Udesc Cefid. Confira abaixo a programação completa.

Programação do aniversário do Geti

  • 14h - Abertura
  • 14h15 - Apresentação do Grupo de Canto do Geti
  • 14h30 - Trajetória histórica do Geti: 33 anos
  • 14h45 - “Parabéns para o Geti: 33 anos de idade”, com participação do Grupo de Canto do Geti
  • 15h15 - Confraternização do aniversário do Geti no pátio da Udesc Cefid

Atividades físicas

Criado em 1989, o Geti tem como principal objetivo promover ações efetivas que beneficiem a população idosa catarinense. O grupo desenvolve atualmente 16 ações de extensão: nove voltadas à atividades físicas, uma fisioterapêutica, uma artística cultural, duas capacitações e três eventos anuais.

Cerca de 300 pessoas da terceira idade participam atualmente dessas atividades, que também mobilizam uma equipe de 25 estudantes de graduação e de pós-graduação, seis professores, uma funcionária, além da comunidade em geral.

As atividades físicas oferecidas todos os anos aos idosos são: hidroginástica, natação, dança, musculação, ginástica, caminhada, pilates e futebol. 

Outras atividades e eventos 

A ação fisioterapêutica também é voltada ao tratamento de disfunções do assoalho pélvico feminino e ao pilates. As ações artísticas e culturais envolvem aulas de canto e as atividades do Coral do Geti.

Já as duas capacitações têm como tema a avaliação de testes físicos para idosos, enquanto os eventos periódicos incluem o Encontro de Convivência e a comemoração do aniversário do Geti, entre outros.

O aniversário deste ano marca a volta dos eventos após dois anos de suspensão em virtude da pandemia. Nesse período, o programa criou uma rede de suporte para os idosos que integram o grupo, com atividades remotas, dentre outras iniciativas. 

Objetivos

A coordenadora do programa, Giovana Zarpellon Mazo, destaca que, dentre os objetivos do Geti, estão a indissociabilidade da extensão, do ensino e da pesquisa, a formação técnico-científica e cidadã dos estudantes, a produção e a difusão de novos conhecimentos, a geração de produtos como publicações, a inclusão dos idosos e a implementação de políticas públicas na área da saúde voltada à população da terceira idade.

"O programa vem contribuindo nos últimos 33 anos para um envelhecimento mais ativo e com qualidade de vida de seus participantes, demonstrando sua relevância social na atuação comunitária, na formação de recursos humanos e na produção do conhecimento e inovação", afirma a professora. 

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail geti.cefid@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Aniversário deste ano marca volta dos eventos presenciais após a pandemia
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h