Ceped Udesc participou pelo quarto ano consecutivo do fórum.
Foto: Divulgação
O
Grupo de Ações Coordenadas em Riscos e Desastres (Ceped) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participou, entre 13 e 15 de agosto, do 7º Foro Internacional Interuniversitario de Géstion Integral de Desastres y Adaptación al Cambio Climatico, em Assunção, capital do Paraguai.
O evento foi promovido pela
Universidad Columbia del Paraguay e reuniu especialistas, pesquisadores e acadêmicos para debater temas relacionados à gestão integrada na prevenção de riscos e desastres. Ao longo dos três dias, os participantes apresentaram iniciativas desenvolvidas por universidades de diferentes países, tais como Peru, Chile, Honduras, Argentina, Panamá, Costa Rica, Colômbia e República Dominicana.
Única representante brasileira no seminário, a Udesc contou com uma comitiva de 10 pessoas, entre professores, estudantes e técnicos, de seis Centros de Ensino. A equipe foi convidada a participar de duas mesas do congresso, onde compartilhou práticas desenvolvidas no Brasil, destacando ações voltadas à promoção e desenvolvimento da cultura em gestão integrada de riscos e desastres mais eficiente e colaborativa em cenários de mudança climática.
Uma das apresentações foi realizada pelo coordenador do Ceped, Felipe Kich Gontijo, que abordou o estudo de caso do Projeto Chronos, ferramenta de análise para prevenção e controle da Covid-19. Durante a fala, o professor enfatizou a importância da parceria público-privada para fortalecer as políticas colaborativas entre diferentes setores da sociedade em um cenário de crise.
Já a segunda sessão foi organizada pela vice-coordenadora do grupo, Sandra Mara Marin, que destacou as atividades desenvolvidas pelo Ceped na área da saúde, com ênfase nas realizações da Liga Acadêmica de Simulação em Saúde e Emergência (Lasse) e nas operações do Núcleo Extensionista Rondon (NER) da universidade.
Segundo Gontijo, a participação no evento reforça o compromisso do grupo com a construção de redes de cooperação internacional. “O fórum proporcionou um ambiente rico para troca de conhecimentos e experiências, reforçando a importância de integrar diferentes setores para uma gestão mais eficaz dos riscos”, salienta.
Além das falas, a equipe distribuiu exemplares de livros infantis produzidos em conjunto com a
Esag Kids. As versões em espanhol das obras sobre mudanças climáticas, primeiros socorros e riscos e desastres foram entregues aos gestores das universidades presentes.
O Ceped Udesc também reencontrou alunos e professores da
Universidad Nacional de Asunción, instituição parceira da Udesc na operação realizada pelo NER no Sul de Santa Catarina neste mês. Gontijo conta que os representantes estavam usando o colete da iniciativa, o que chamou a atenção de outras instituições e possibilitou a divulgação da ação para ainda mais universidades.
A possibilidade de estabelecer conexões com outras instituições foi também um dos pontos ressaltados pela bolsista Ana Beatriz Haag, integrante da comitiva da Udesc. “A oportunidade de networking é única, tornando o ambiente propício para a criação de laços e pré-estabelecendo parcerias futuras”, destaca.
Já a bolsista Kiara Radich completa relatando os impactos do fórum para sua trajetória dentro e fora da universidade. “Foi uma vivência transformadora, tanto academicamente quanto pessoalmente. Os conhecimentos que levamos conosco do país vizinho com certeza impactarão em minha trajetória acadêmica e profissional", salienta.
Ações futuras
Após a viagem, o
Ceped Udesc prepara novas ações, entre elas a produção de conteúdo sobre desastres em parceria com a Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
O Grupo desenvolve ainda uma ação de aproximação com o Grupo de Resposta a Animais em Desastres (
Grad) e trabalha na elaboração do 4º Seminário Catarinense de Educação em Redução de Riscos e Desastres, que irá debater o tema “Mudanças no regime climático: desafios para uma nova realidade”, em novembro, na Udesc.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
ceped@udesc.br e telefones
(48) 3664-8144 / 8200 / 8029 / 7929.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934