Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/08/2017-16h29

Grupo do Departamento de Solos da Udesc Lages realiza novas análises no Laboratório Síncrotron

Professor Luciano Gatiboni (à esq.), com os orientandos de doutorado - Foto: Divulgação

Uma equipe do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, esteve, pela segunda vez, realizando testes no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas-SP.

De 7 a 11 de agosto, o grupo de pesquisa liderado pelo professor Luciano Gatiboni realizou análises de fluorescência de fósforo em amostras de solo. O LNLS é a primeira fonte de luz síncrotron da América Latina e seleciona, anualmente, projetos para uso de suas instalações.

Em 2016, o grupo analisou amostras de solo que receberam fertilizantes por mais de 10 anos. Desta vez, o experimento em execução tem por objetivo caracterizar formas de acumulação de fósforo em solos com quantidades excessivas de dejetos de suínos. O projeto foi aprovado em uma chamada pública do laboratório.

Para a pesquisa, foram selecionadas áreas de produtores rurais do município catarinense de Braço do Norte, onde foram encontrados solos que continham mais de 70 vezes as quantidades de fósforo necessárias para o desenvolvimento adequado das plantas.

Segundo Gatiboni, "devido ao excessivo uso de dejetos de suínos, essas áreas têm um alto potencial de causar poluição ambiental e os estudos do grupo visam aprimorar metodologias que permitam determinar a quantidade máxima de dejetos que os solos podem suportar sem causar problemas ambientais".

Participaram do projeto os doutorandos da Udesc Lages Daniel Dall’Orsoletta, Élcio Bonfada e Gilmar Mumbach, além do pesquisadores do LNLS, Dalton Belchior Abdala.

Pesquisas geram parceria com Laboratório Nacional

A aprovação dos dois projetos do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, em 2016 e 2017, permitiu o estabelecimento de uma parceria de pesquisa com o responsável pelas análises de fósforo no LNLS, Dalton Belchior Abdala.

Abdala visitará a Udesc Lages em 23 de agosto e ministrará uma palestra aberta para a comunidade acadêmica sobre os usos e potencialidades da luz síncrotron para análises agroambientais. A palestra acontecerá no Anfiteatro Caverna, às 16h30.

Leia mais:

13/12/2016 - Pesquisadores da Udesc Lages participam de documentário sobre acelerador de partículas


06/10/2016 - Pesquisadores da Udesc Lages realizam experimento no único acelerador de partículas da América Latina

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h