Atualmente o grupo conta com 13 alunos e um professor tutor. Foto: divulgação
Em agosto de 2024, o
Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville comemora seus 30 anos de história. Fundado em 1994, o PET Engenharia Elétrica foi criado com o objetivo de oferecer uma formação complementar e de alta qualidade aos estudantes de Engenharia Elétrica da Udesc Joinville. O grupo começou com apenas quatro alunos e, aos poucos, cresceu até chegar aos 12 bolsistas atuais.
Ao longo dessas três décadas, o PET se consolidou como um dos pilares do curso, promovendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. O grupo já contou com cinco tutores e mais de 120 integrantes ao longo de sua trajetória. Um dos tutores que mais tempo esteve à frente do PET foi o professor André Bittencourt Leal, que atuou de 2006 a 2016. Antes dele, o PET teve como tutores o professor Antônio Licarião Nogueira e o professor Celso de Araújo Farias.
Segundo o professor André, vários professores contribuíram de forma significativa para o fortalecimento do PET, cada um a seu modo. "Hoje, o grupo é uma referência, não só na Udesc, mas também no contexto nacional dos grupos PET. A dedicação dos alunos e tutores ao longo dos anos foi fundamental para transformar o grupo em uma verdadeira família", destacou André. A professora Mariana Cavalca e o professor Tiago Jackson May Dezuo também foram tutores do grupo. Atualmente, o professor Douglas Bertol é o tutor responsável.
O PET também foi fundamental na criação e no fortalecimento de grupos como o Assistiva - Tecnologia para Inclusão Social, E-Force Udesc, GERM - Grupo Estudantil de Robótica Móvel e i9 - Núcleo Estudantil de Inovação Tecnológica. Esses grupos, criados com o conceito de "nucleação e autonomização", foram desenvolvidos com a estrutura organizacional do PET, mas ganharam independência ao longo do tempo. "A estratégia deu certo, e hoje esses grupos realizam um conjunto significativo de ações em ensino, pesquisa e extensão", celebrou André.
Para Angelo Pagliosa, egresso do curso de Engenharia Elétrica e membro do PET de 1996 a 1999, a participação no programa teve um impacto positivo tanto na sua carreira quanto na vida pessoal. "O PET proporcionava uma formação completa e diversificada, incluindo o desenvolvimento de habilidades essenciais como comunicação e argumentação", destacou Angelo.
Uma História de Excelência
Inovação e Pesquisa
O PET Engenharia Elétrica sempre se destacou pela inovação e pela condução de pesquisas de ponta. Os projetos desenvolvidos pelos PETianos abordam questões cruciais em várias áreas de pesquisa do Departamento de Engenharia Elétrica da Udesc, resultando em publicações científicas e tecnologias aplicáveis ao mercado. A integração entre teoria e prática é uma característica marcante dos projetos do grupo.
Impacto na Comunidade
O compromisso com a sociedade é um pilar fundamental do PET Engenharia Elétrica. O grupo realiza ações de extensão, como projetos sociais, oficinas e cursos voltados para a comunidade externa. Atualmente, essas atividades são conduzidas através dos projetos
Alcance,
Alpha e
EfiCiência, que têm um impacto direto e positivo na vida das pessoas.
Projetos de Ensino
Desde sua criação, o PET Engenharia Elétrica desenvolve projetos de ensino que complementam a formação dos alunos e enriquecem a experiência acadêmica, buscando diminuir a evasão e suprir deficiências no curso. Os projetos atuais incluem o CdT (Ciclo de Treinamentos),
GESSE,
I Heart Engenharia e
LabCoop.
As atividades do grupo estimulam habilidades como liderança, trabalho em equipe, comunicação e gestão de projetos, essenciais para a formação de profissionais completos e preparados para os desafios do mercado de trabalho.
Processo Seletivo para o PET
Para participar do PET Engenharia Elétrica, é necessário ser aluno matriculado no curso de Engenharia Elétrica e participar do processo seletivo, que ocorre no primeiro e no segundo semestre. Os candidatos podem concorrer a vagas como bolsistas remunerados (bolsa de R$ 700,00) ou voluntários.
As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2024 vão até o dia 23 de agosto de 2024, às 23h59min, e podem ser realizadas através do formulário (
https://tinyurl.com/PSPET022024 ).
Para mais informações, siga o perfil
@Peteel.udesc no Instagram ou na página
https://www.udesc.br/cct/peteletrica
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882