Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/10/2020-18h50

Grupos musicais da Udesc produzem atividades online durante pandemia

Madrigal e Big Band se mantém ativos apesar da distância

Novas marcas foram criadas pelo Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart. Arte: Elson Jr.
Apesar das atividades presenciais continuarem suspensas no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), assim como em toda a universidade, por conta da pandemia da Covid-19, alguns projetos continuam ativos de forma online. Entre eles estão o Madrigal e a Big Band, grupos musicais integrantes do projeto de extensão Engenho Musical, coordenado pela professora Cristina Emboaba, do departamento de Música da Udesc Ceart.

Entre as atividades remotas, os grupos fazem ensaios individuais de suas partes vocais e instrumentais, ensaios de naipe (grupos de vozes idênticas) gravados a distância, além de oferecer cursos a distância de técnica vocal e participarem de cursos a distância de arranjo, regência, técnica instrumental. Outra tarefa é seguir com os estudos individuais para a regência, de obras vocais e instrumentais, e a elaboração de repertório para a Big Band com novos arranjos e obras originais compostas pelos integrantes da banda.

A banda também está produzindo a “Big Band Convida”, uma série de entrevistas semanais publicadas em seu canal no YouTube, onde se apresentam músicos convidados, com o objetivo de partilhar experências, por meio de vídeos com assuntos relevantes a conteúdos práticos, teóricos, de pesquisa, entre outros. A primeira edição contou com a participação do saxofonista, arranjador, compositor e professor de música Vito Lorenzoni, que já fez parte da Big Band. Já a edição mais recente recebeu o músico, professor e pesquisador italiano Antonio Colangelo, que deu um workshop dividido em duas partes sobre o estudo da improvisação.

O Madrigal Udesc também está trabalhando na montagem de seu repertório, e foi convidado para participar da edição de 2020 do Festival Música Nova Gilberto Mendes, o mais antigo festival de música nova da América Latina, que este ano acontecerá virtualmente em outubro. O grupo apresentará duas obras dos séculos 20 e 21 de seu repertório: “O Salutaris Hostia”, do compositor lituano Vytautas Miskinis e “Northern Lights”, do norueguês Ola Gjeilo.

Sobre o Madrigal

Grupo vocal de câmara foi formado em 2016 por discentes e egressos do Departamento de Música da UDESC com o objetivo de pesquisar o repertório e as sonoridades vocais dos diversos períodos e universos musicais. Destina-se também a desenvolver um laboratório de composição, regência e canto para os seus integrantes, possibilitando as atividades musicais de invenção, práxis e teoria musical.

Sobre a Big Band

Um projeto criado pelos alunos do Departamento de Música da Udesc sob a orientação da Prof. Dr. Cristina Emboaba. O grupo foi formado em Março de 2016. Neste projeto que é aberto a comunidade visa a prática musical instrumental e vocal, improvisação, composição e regência.
Grupo é formado por músicos da cidade e alunos do Departamento de Música da Udesc Ceart.

Novas marcas

Recentemente, o Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart, criou as duas novas marcas dos projetos. O responsável pela criação de ambas foi o bolsista de Design, Elson Luiz Fernandes Jr.. A ideia da criação das novas marcas veio ao encontro das novas atividades dos grupos e foi solicitada pela coordenação dos projetos.

Conheça as redes sociais

Madrigal Udesc: Instagram e Facebook.
Big BandInstagram e Facebook.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h