Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/08/2019-12h07

Homenagens marcam 15 anos de existência do Grupo Voo Livre na Udesc Joinville

Voo livre é muito mais que um programa de extensão para os integrantes e responsáveis - Foto: Divulgação
Na última terça-feira, 13, foi realizado um evento em comemoração aos 15 anos do grupo Voo Livre - Universidade para a Terceira Idade. O projeto de extensão é um dos mais antigos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville.

Os integrantes do grupo realizaram apresentações de dança, coral e poesia, e emocionaram a plateia formada por familiares, voluntários e comunidade acadêmica. Idosos com mais de dez anos de participação no projeto receberam medalhas, e professores colaboradores foram agraciados com certificado de reconhecimento aos trabalhos prestados.

“Foi muito emocionante para nós da Udesc e os familiares porque muitos alunos têm histórias de superação no grupo, encontraram apoio para enfrentar doenças e depressão. O Voo Livre é mais que um projeto de extensão, é um acolhimento aos idosos, um trabalho social”, afirmou a coordenadora do projeto, Jurema Iara Reis Belli.

Voo Livre

O Projeto Voo Livre possibilita a integração e convivência de idosos no ambiente universitário, constituindo uma proposta de educação permanente, visando atualizar os conhecimentos da terceira idade. Cerca de 40 pessoas, com mais de 60 anos, se reúnem duas vezes por semana para participar de eventos, excursões e palestras com orientações sobre os mais diversos assuntos. O grupo recebe aulas de artes manuais, poesia, informática básica, tecnologias móveis, canto, dança, espanhol e educação física.

Os alunos do projeto já publicaram dois livros, em parceria com a universidade: “Poemas e Memórias - Histórias e Declaração de Amor à Vida” (2014), e “O Circo que Voa Livre” (2016).

O projeto atua com base nas disposições legais previstas no Estatuto do Idoso, assumindo a responsabilidade social de atender a população da terceira idade.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h