Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/03/2016-11h26

Incubadora de empresas da Udesc Ibirama já apoiou criação de quase 20 companhias inovadoras


Desde 2009, quase 20 projetos já passaram pela Agência de Desenvolvimento Empresarial da Região de Ibirama (Aderi), a incubadora de empresas mantida pelo Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A iniciativa, que estimula a criação, a implantação e a consolidação de companhias inovadoras, desenvolve atualmente quatro projetos na área de tecnologia com a participação de alunos e egressos da Udesc Ibirama. Até o fim de março, mais três projetos ocuparão o espaço da agência.

Presidida pelo diretor-geral da Udesc Ibirama, Carlos Alberto Barth, a iniciativa abrange nove municípios da Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama (ADR).

A Aderi foi inaugurada pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira e funcionou inicialmente na Rua 15 de Novembro. Mudou-se depois para a Rua Getúlio Vargas "para ficar mais próximo da Udesc", diz o gerente-operacional da entidade, professor Sérgio Marian.

A agência, começou a ganhar corpo em 2011, quando iniciou o projeto de extensão Desenvolvendo Talentos, coordenado pelo diretor de Extensão da Udesc Ibirama, Jaison Savegnani, e já contribuiu no surgimento de empresas nas áreas têxtil, de recursos humanos, propaganda visual, consultoria em custos e desenvolvimento de software.

Edital, benefícios e apoio

Segundo o professor Marian, o ingresso na Aderi é feito por meio de edital aberto, que seleciona as incubadoras ao analisar a viabilidade técnica e econômica gerada a partir da identificação de oportunidades que atendam principalmente as necessidades da ADR de Ibirama

A Aderi oferece atualmente 12 espaços de 20 metros quadrados para cada negócio, além de ar-condicionado, computador, impressora, serviço de internet gratuito, unidade de trabalho com mesa, cadeiras e armários, auditório, cozinha comunitária, sala de reuniões, serviço de consultoria em gestão, telefonia e estacionamento.

De acordo com o professor da Udesc Ibirama, a incubadora serve para amparar o empreendedor e seu negócio, apoia e estimula pessoas com espírito empreendedor na transformação das suas ideias em empresas inovadoras.

Além da ADR de Ibirama, a Aderi tem, como parceiros, a Prefeitura de Ibirama, a Associação Comercial e Industrial e o Sindicato das Indústrias da Construção e Imobiliário do município.

Leia mais:

15/08/2014 - Incubadora criada a partir de projeto da Udesc Planalto Norte está entre 300 melhores do mundo

21/07/2014 - Incubadora da Udesc Ibirama estimula criação de empresas inovadoras com alunos e professores

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h