Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/12/2017-17h40

Iniciativa da Udesc visa criar laboratório internacional para indústria 4.0 em Florianópolis

Reunião na Udesc encaminhou estudo de viabilidade do Joint Lab. Fotos: Gustavo Vaz, Tatiane Simm e Fapesc
Uma parceria idealizada por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) visa criar em Florianópolis um laboratório internacional voltado a estudos da indústria 4.0, envolvendo universidades e empresas brasileiras e europeias.

A iniciativa foi tema do encontro "Udesc-Unibo Joint Lab on Big Data for Industry 4.0", que incluiu uma série de eventos esta semana, na Capital, com a participação de uma comitiva de pesquisadores, empresários e integrantes do governo italiano envolvidos no projeto.

As atividades foram promovidas pela Udesc, com apoio de organizações parceiras, por meio de seu programa de internacionalização com a Universidade de Bologna (Unibo), da Itália.

Evento na Fapesc

Na terça-feira, 19, a programação consistiu em um workshop voltado a representantes da comunidade acadêmica e dos setores público e privado, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Além da criação do laboratório, o encontro abordou oportunidades de estudos na Itália e de internacionalização para empresas brasileiras. Entre os italianos, o evento incluiu palestras do professor Antonio Corradi, da Unibo; de Lucia Mazzoni, chefe de Inovação da organização Aster; e de Giovanni Grazia, da Agenda Digital Emília-Romana (Ader).

Pela Udesc, participaram à mesa o reitor Marcus Tomasi e o professor Carlos Roberto De Rolt, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), um dos idealizadores do projeto.

Reunião na Udesc

Nesta quarta-feira, 20, ocorreu uma reunião com as instituições parceiras, na Udesc, para encaminhar o primeiro estudo de viabilidade do laboratório. Outros dois eventos em Bologna, no próximo ano, estão previstos para finalizar o processo de criação.

A ser formado por pesquisadores e empresários brasileiros e europeus, o novo laboratório pretende pesquisar o uso de "big data" (um grande conjunto de dados, armazenados de forma sistemática) para desenvolver a chamada indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, conceito que engloba tecnologias de automação, sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem.

"Joint Lab"

O laboratório deverá atuar como um "Joint Lab": um ecossistema de diferentes universidades, institutos de pesquisa, professores, estudantes e empresas, que trabalham de forma integrada, em um roteiro técnico-científico pré-definido pelas partes.

Além da Udesc, participam do projeto as seguintes instituições e empresas catarinenses: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fapesc, Fundação Certi, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Softplan, Neoway e Sapiens Parque.

Leia mais:

14/12/2017 - Udesc recebe comitiva italiana na próxima semana para debater parcerias com organizações e empresas

29/11/2017 - Udesc recebe comitiva italiana em dezembro para debater parcerias entre organizações e empresas

22/09/2017 - Udesc recebe professor da Universidade de Bologna para discutir criação de laboratório sobre big data

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reunião na Udesc encaminhou estudo de viabilidade
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h