Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/01/2022-13h56

Inscrições para Mestrado e Doutorado em Administração na Udesc Esag: tire suas dúvidas

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), está com processo seletivo aberto para ingresso nos programas de mestrado e doutorado em Administração, todos gratuitos. São 39 vagas: 12 para o Mestrado Profissional, 15 para o Mestrado Acadêmico e 12 para o Doutorado.

Para se candidatar, é preciso antes ter feito o Teste Anpad (exame da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração) e depois fazer a inscrição no processo seletivo propriamente dito, de 7 a 31 de março.

Mas antes leia atentamente o edital, disponível em udesc.br/esag/secretariadeposgraduacao/processoseletivo

A Udesc Esag também preparou este guia de perguntas e respostas para você esclarecer todas as suas dúvidas antes de fazer a inscrição.



Quem pode se inscrever?
Qualquer pessoa com graduação (no caso dos mestrados) ou já com mestrado (para o doutorado). Os diplomas precisam ser de um curso reconhecido oficialmente e podem ser de qualquer área. É preciso também apresentar o resultado de Teste Anpad feito a partir de março de 2020. Resultados de testes feitos antes disso não são aceitos.

Ainda dá tempo de fazer o Teste Anpad?
A última edição do Teste Anpad a ser aceita no processo seletivo 2022 é a de 20 de fevereiro. As inscrições vão até 7 de fevereiro, no site testeanpad.org.br. Note que há duas versões do teste. A “Orientação Acadêmica” é aceita para os três cursos. Já a versão “Orientação Profissional” vale apenas para inscrição no Mestrado Profissional. 

Posso me candidatar a mais de um curso ao mesmo tempo?
Não. O candidato precisa escolher apenas um dos cursos oferecidos (Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico ou Doutorado). Nos casos de inscrições da mesma pessoa em mais de um curso, será considerada apenas aquela feita por último. As outras serão anuladas.

Qual é a diferença entre mestrado profissional e acadêmico?
O Mestrado Profissional (não confundir com MBA) tem uma formação voltada para um alto nível de qualificação profissional na área de Administração. Já o Mestrado Acadêmico prepara pesquisadores e professores da área, que seguem a carreira no Doutorado. Mas ambos oferecem a mesma titulação (mestrado). Saiba mais sobre as diferenças aqui.

Vou concorrer com todos os candidatos ao mesmo curso?
Não. As vagas são divididas entre 12 áreas de especialidade, cada uma delas vinculada a um grupo de pesquisa, conforme a tabela incluída no edital. O candidato deverá escolher uma dessas áreas durante a inscrição (e não poderá trocá-la depois). Concorrerão entre si aqueles que optarem pela mesma área de especialidade, dentro do mesmo curso.

O que mais preciso fazer antes da inscrição?
Além de providenciar a documentação pessoal exigida no edital e o resultado do Teste Anpad, o candidato precisa elaborar e apresentar uma proposta de pesquisa a ser desenvolvida durante o curso. A proposta deve ser redigida de acordo com o modelo previsto no edital e ser compatível com a área de especialidade que o candidato escolherá na inscrição.

Como faço a inscrição?
Acesse udesc.br/esag/secretariadeposgraduacao/processoseletivo no período de 7 a 31 de março. Preencha o formulário on-line disponível no site, inserindo também os documentos exigidos no edital, digitalizados em formato PDF. O boleto para pagamento da taxa de R$ 70 é gerado pelo mesmo sistema durante o processo de inscrição.

Como é o processo seletivo?
Na primeira etapa, classificatória e eliminatória, é analisada a proposta de pesquisa, de acordo com os critérios descritos no edital, e considerado o resultado do Teste Anpad. Os candidatos classificados vão para a segunda etapa, com uma prova oral e avaliação do currículo Lattes. A média final considera o desempenho do candidato nas duas fases do processo seletivo. 

Como fico sabendo do resultado?
Todas as informações relativas ao processo seletivo, incluindo os resultados, serão publicadas em udesc.br/esag/secretariadeposgraduacao/processoseletivo, conforme o edital. A divulgação do resultado final está prevista para 29 de junho.

E depois de aprovado?
Os aprovados precisarão fazer a matrícula no curso escolhido, de 20 a 22 de julho, na Secretaria de Ensino de Pós-graduação da Udesc Esag, apresentando a documentação específica para a matrícula descrita no edital. Isso poderá ser feito presencialmente ou de modo remoto, conforme as regras que estiverem vigentes então.

Quando começam as aulas?
As aulas começam em 8 de agosto. No primeiro semestre, os mestrandos e doutorandos precisarão cursar pelo menos duas das disciplinas obrigatórias de seu curso.

E se eu ainda tiver dúvidas?
Sobre o processo seletivo em si, valem estrita e unicamente as regras descritas no edital. Caso você queira saber mais sobre os cursos, visite o site nos links abaixo ou fale com a Secretaria de Ensino de Pós-graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.
Principais datas do processo seletivo
  • 05/01 a 07/02 – Inscrições para o Teste Anpad*
  • 20/02 - Teste Anpad*
  • 07 a 31/03 – Inscrições
  • 11/04 – Homologação das inscrições
  • 25/05 – Resultado da primeira etapa
  • 06 a 23/06 – Segunda etapa (prova oral)
  • 29/06 – Lista de aprovados
  • 20 a 22/07 – Matrícula dos aprovados
  • 08/08 – Início das aulas
*Candidatos que já prestaram o Teste Anpad a partir de março de 2020 não precisam refazê-lo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h