Noite de abertura contou com apresentações artísticas.
Foto: Gustavo Becker
Após as primeiras disputas de atletismo e tênis de campo realizadas no dia 25 de maio, em Florianópolis, a 20ª edição dos Jogos Internos da Universidade do Estado de Santa Catarina, Jiudesc 2024, partiu para Blumenau, onde desde quarta-feira, 29, com a abertura oficial do evento, mais de 1300 atletas se concentram para competições em diferentes modalidades.
Os jogos seguem até domingo, 2 de junho, no complexo esportivo do Sesi que fica na cidade do Vale do Itajaí. Organizada pela Coordenadoria de Eventos (Ceven), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), a competição traz representantes dos 13 centros de ensino da Udesc, além de professores e técnicos que apoiam as delegações.
Badminton , basquete, basquete 3x3, beach tennis, cheerleading, futebol society, futvôlei, futsal, games (Fifa, LOL e CS), handebol, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, são as categorias que giram em torno dos Jiudesc, que a partir desta sexta-feira, 31, e entregará as primeiras premiações, que seguem até o último dia do evento.
Ao longo das 20 edições realizadas, os Jiudesc se consolidaram. Para quem não sabe o evento é a maior competição esportiva do país, realizada por uma única universidade, perdendo apenas para os Jogos Universitários Brasileiros, o JUBs, no qual atletas da instituição levam a bandeira da Udesc, além é claro, dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), onde a universidade também é representada.
A integração é o ponto forte dos cinco dias do evento e é um dos principais objetivos da organização: “O Jiudesc é mais do que um evento esportivo, é uma celebração de toda a comunidade acadêmica, que une a todos em torno de uma paixão em comum, que é o esporte”, afirma a coordenadora de eventos da Udesc, Isadora da Silveira que ainda destaca a importância de oportunizar aos estudantes essa conexão entre os centros. “Coordenando esse evento, que é o maior evento da Udesc, a gente entende o quanto a universidade pública é importante para a formação das pessoas e o quanto os Jiudesc contribuem para o desenvolvimento acadêmico dos nossos estudantes”, completa.
Abertura
A cerimônia de abertura ocorreu na noite de quarta-feira, 29, e contou com a presença de todas as 13 delegações e de autoridades da Udesc. O reitor, José Fernando Fragalli, oficializou a abertura dos Jiudesc e destacou em sua fala a importância do esporte para o desenvolvimento dos estudantes universitários e reiterou o compromisso da gestão em promover uma política de esportes para a Udesc.
O pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Rodrigo Terezo, reforçou em seu discurso sobre a importância da prática esportiva, que segundo ele é fundamental para a permanência estudantil. Além disso, falou sobre a Bolsa Atleta, uma modalidade de bolsa para estudantes atletas, as quais já existem por meio de resolução na universidade, mas que ainda não estão ocupadas: “Essas bolsas são importantes para a permanência dos nossos estudantes e incentivam a continuidade da prática esportiva, além de revelarem talentos em diferentes categorias”, afirma Terezo.
Na abertura, o público contou ainda com desfile das delegações, juramentos, acendimento da tocha olímpica, apresentação de ginástica rítmica e aeróbica com as atletas do projeto de extensão Aperfeiçoamento em Ginástica Rítmica da Udesc Cefid e com a apresentação da bateria Balbúrdia da Udesc Ceart.
Links
Acesse as fotos de abertura do evento no
Flickr.
Acompanhe as publicações do Instagram nos perfis
@udesc.esportes e da
@udesc.oficial
Confira os boletins no site da Udesc,
clicando aqui.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Heloíse Guesser
E-mail:
comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009