Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/08/2016-17h17

Integrante do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc participa de projeto de barco-hospital no Amazonas

Jerusa já esteve em cinco operações do NER - Fotos: Div.
Desde o último sábado, 20, a acadêmica Jerusa Fumagalli Schaf Nunes, da décima fase do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está encarando um desafio especial.

Com experiência em operações do Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Udesc, foi convidada a participar do Projeto Amazonas Barco-Hospital, na região do Alto Manaquiri, em Manaus.

Por meio da parceria entre o NER e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a acadêmica faz parte de uma equipe de 20 profissionais que oferecerão atendimento às populações ribeirinhas até este sábado, 27.

A estudante já participou de quatro operações do NER em SC e outra em Goiás, onde atuou em parceria com a professora Sônia Middleton, que trabalha na Unirio e convidou Jerusa para se unir ao grupo de viagem para o Amazonas. 

"Agradeço ao NER e aos professores Alfredo Balduíno, coordenador do núcleo, e Sônia Middleton pelo convite e pela oportunidade de participar de importantes projetos de extensão universitária", ressalta a acadêmica da Udesc Oeste.

Comunidades ribeirinhas

Jerusa está se hospedando dentro do próprio barco-hospital, que tem quartos com beliches e camas para acomodar a tripulação. Segundo ela, as comunidades atendidas são de baixa renda e com pouco acesso ao sistema de saúde.

As crianças desses locais começam a trabalhar muito cedo, assim que demonstram habilidades para descascar mandioca e fabricar farinha ou quando os pais não têm com quem deixá-las.

"A experiência de conhecer outra realidade social é inexplicável, eles nos recebem incrivelmente bem", afirma a aluna, que partiu para a comunidade de Trilheiros nesta quarta-feira, 25.

A presença de Jerusa na operação do Projeto Amazonas Barco-Hospital foi proporcionada por um esforço conjunto entre o Departamento de Enfermagem e a Direção de Extensão da Udesc Oeste e a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

Entre os objetivos da viagem, está a troca de experiências com outras instituições de ensino superior no campo da extensão e nas ações do NER.

Leia mais:         

19/07/2016 - Núcleo Extensionista Rondon da Udesc atende mais de 32 mil pessoas na Operação Portal d'Oeste

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Jerusa já esteve em cinco operações do NER
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h