Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/10/2018-10h44

Jogo sério desenvolvido na Udesc Joinville é premiado em simpósio internacional

Jogo pode auxiliar em tratamento de asma, bronquite e fibrose cística, entre outras doenças respiratórias - Foto: Divulgação
O estudante Renato Grimes e o professor Marcelo Hounsell, do Mestrado Profisssional em Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, conquistaram o segundo lugar na categoria Pôster Temático do 19º Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Sifr), realizado em Manaus, entre 10 e 13 de outubro. O projeto "I Blue It: um jogo sério para reabilitação respiratória" concorreu com mais de 580 trabalhos científicos.

O jogo é voltado principalmente para o público infantil, podendo ser um valioso auxílio no tratamento de asma, bronquite e fibrose cística, entre outras doenças respiratórias.

O "I Blue It" é um jogo do tipo plataforma, onde um golfinho (chamado Blue) faz uma viagem pelo mar desviando-se de obstáculos e coletando alvos. O jogo é controlado por um dispositivo especial que consegue capturar cinco ações pela respiração do jogador: picos de inspiração ou expiração, tempo de manutenção da inspiração ou expiração e, frequência respiratória.

As ações respiratórias do jogador orientam o golfinho Blue para subir e descer (se for uma inspiração ou expiração) e de forma rápida ou lenta (se for um pico ou a manutenção da respiração). Se o jogador fizer corretamente as ações respiratórias, ele passa para a próxima fase, em novos ambientes. Os alvos e obstáculos são organizados por um fisioterapeuta de forma a conduzir adequadamente um processo de reabilitação por treinamento muscular respiratório.

A pesquisa foi desenvolvida em parceria com o Departamento de Ciência da Computação da Udesc Joinville e o Centro de Ciências da Saúde e Esporte (Cefid) da Udesc em Florianópolis. Profissionais específicos da área, como fisioterapeutas respiratórios e médicos pneumologistas, também prestaram suporte.

Esta é a segunda vez que o trabalho é premiado. No ano passado, o projeto também ficou em 3º lugar no evento Dazideia.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h