Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/07/2020-16h17

Laboratório da Udesc Joinville lança nova versão de sistema com equipamento para reabilitação respiratória

O Laboratório de Pesquisas em Aplicações Visuais (Larva), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, lançou uma nova versão do sistema "I Blue It". O Jogo Sério para Reabilitação Respiratória tem como público alvo crianças e adultos com enfermidades respiratórias. A atualização "I Blue It 2.0: Duo" traz diversas melhorias e recursos gratuitos para dispositivos.

Entre os novos recursos disponíveis estão duas formas de uso: exercícios rápidos (minigames) e treinamentos (plataforma); dois dispositivos de entrada, o Pitaco (Pneumotacógrafo Digital) e o Mano-BD (Manovacuômetro Bidirecional Digital); dois sistemas operacionais: Windows e Linux; e dois tipos de melhorias: gráficas e correções de bugs. Além disso, os dados gerados podem ser coletados para construção de gráficos, tanto das medições, quanto das duas opções de jogos.

Além da nova versão do sistema, o Larva disponibiliza também instruções detalhadas e gratuitas para que o público possa montar um Manovacuômetro Digital Bidirecional. O instrumento utilizado para testar a pressão inspiratória e expiratória máxima, é de baixo custo e fácil de montar e limpar. O manual de montagem está disponível no site do Larva, que também disponibiliza informações sobre o sistema "I Blue It".

Em breve, o Laboratório de Pesquisas em Aplicações Visuais da Udesc Joinville lançará também a versão 3.0: Analytics (com gráficos integrados e via web) e a versão 4.0: Multimodal, que funcionará com qualquer dispositivo de entrada,  como cinta extensora, oxímetro, sensor nasal, entre outros.

Para conhecer mais sobre o grupo Larva, acesse o vídeo de apresentação disponível no Youtube.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h