Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/04/2021-10h41

Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física da Udesc Cefid faz 10 anos

Equipe do Laplaf em registro anterior à pandemia - Foto: Divulgação
O Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está completando 10 anos de atividades em 2021.

As ações comemorativas estão sendo divulgadas no Instagram do laboratório.  

Conforme relatam as coordenadoras do Laplaf, as professoras Alcyane Marinho e Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, "tudo começou com o sonho de um laboratório que pudesse aliar temas relacionados ao lazer e à atividade física, que fosse capaz de atender às demandas da graduação e, concomitantemente, a uma das linhas de pesquisa do programa de pós-graduação".

Ao longo de sua trajetória, o laboratório foi acolhendo mais professores, como os docentes Joris Pazin, Alexandra FolleGelcemar Oliveira Farias e Juliana de Paula Figueiredo, fortalecendo suas linhas de pesquisa, além da técnica universitária Magaly Albuquerque de Azevedo.

Com o crescimento do corpo docente, aumentou a necessidade de um espaço físico, viabilizado cinco anos após a criação do laboratório. "Essa concretização encheu de orgulho os membros. Muito esforço e dedicação possibilitaram que esse grupo se consolidasse em suas inúmeras ações de ensino, pesquisa e extensão", destacam Alcyane e Adriana.

Grupos de estudos

O Laplaf é organizado em dois grupos de estudos, um voltado ao campo do lazer e o outro ao da atividade física. Mais de uma centena de estudantes de graduação e de pós-graduação passaram pelo laboratório, ampliando, com a experiência, sua oportunidade de compartilhar ensinamentos e saberes.

Ao longo de uma década de atuação, os membros do Laplaf também participaram e organizaram diversos eventos científicos, além de viabilizar inúmeras parcerias em pesquisas, nacionais e internacionais foram realizadas.

Equipe

Atualmente, o laboratório conta com oito alunos de graduação, 25 de pós-graduação, 12 projetos de pesquisa, sete ações de extensão e um projeto de ensino. A lista pode ser conferida no site do Laplaf.

Chamado “Meio Ambiente por Inteiro”, o projeto de ensino contempla todos os membros do laboratório e também está completando 10 anos de criação. Já o programa de extensão Ritmo e Movimento, também vinculado ao Laplaf, está completando duas décadas de atividades neste ano.

Pandemia

Com o isolamento físico imposto pela pandemia, as reuniões dos grupos de estudos passaram do modo presencial para o remoto e todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão foram adaptadas.

As docentes destacam que, mesmo com todas as dificuldades inerentes a esse processo, o coletivo se mantém motivado, tendo como modelo "o trabalho de qualidade sempre desempenhado ao longo destes 10 anos".

"É com esse espírito de conquista e infinita alegria que demonstramos nosso respeito e gratidão por todos aqueles que fizeram e ainda fazem parte do Laplaf", concluem.

Mais informações podem ser obtidas no site, no Instagram e no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe do Laplaf em registro anterior à pandemia
  • Professoras Alcyane e Adriana, coordenadoras do Laplaf
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h