Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/06/2022-18h51

Laboratório para diagnóstico de Covid-19 da Udesc Lages recebe coordenador da Fapesc

Coordenador da Fapesc (à dir.) visitou Anbiogen, que realiza exames de Covid-19  Foto: Fabrício Camargo
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu na tarde desta terça-feira, 28, a visita do coordenador de projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Carlos Eduardo Soares.

Soares conheceu as instalações do Laboratório de Análises Biomoleculares e Genéticas (Anbiogen), ativado no ano passado, com recursos de um edital da Fapesc, para realizar exames de identificação de Covid-19. Ele foi recebido pela coordenadora do laboratório, professora Carla Ivane Ganz Vogel, e pelos diretores de Extensão, Rodrigo Figueiredo Terezo, na ocasião atuando como diretor-geral em exercício, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Álvaro Luiz Mafra.

Segundo o coordenador da fundação, o intuito da visita é oferecer suporte, esclarecer dúvidas e identificar pontos que possam melhorar o trabalho dos pesquisadores. "Descobrimos que não basta apenas fornecer os recursos. É preciso fazer com que o pesquisador fique focado de fato na pesquisa, gaste menos tempo na prestação de contas, burocracia ou questões de bolsas ou afins", diz Soares.

"Como pesquisadores, temos várias dúvidas e sempre ligamos para Fapesc, que resolve. Mas, esse contato pessoal é muito bom", avalia a coordenadora do Anbiogen. O laboratório foi ativado no momento mais crítico da pandemia, com o objetivo de desafogar a demanda de testes da cidade e da região. A equipe é composta por professores e alunos do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) da Udesc Lages.

O Anbiogen tem capacidade para realizar a análise de até 300 amostras por dia e de entregar os resultados dos exames em um prazo de até dois dias. Para a detecção do vírus, os profissionais usam a técnica RT-PCR, um dos métodos mais confiáveis, considerado padrão ouro para o diagnóstico. Além dos testes para a comunidade, o laboratório estuda o vírus em bovinos e cães.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h