Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/05/2016-14h37

Laboratório de Imagem e Som da Udesc organiza Semana de Música Popular em parceria com a UFSC


O Laboratório de Imagem e Som (LIS), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com o Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens (NELOOL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovem de 23 a 25 de maio, a Semana de Música Popular: Gal Costa e Tropicalismo.

A programação será no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), da UFSC, em Florianópolis. A semana contará com sessões de filmes comentadas por especialistas, painéis de comunicação de pesquisadores de música popular, vinculados a programas de pós-graduação nas áreas de História, Música, Letras e Literatura da Udesc e UFSC.

O evento, no âmbito da História da Música Popular Brasileira, apresenta como temas a manifestação do Tropicalismo e a atuação da cantora Gal Costa como referências à reflexão e à análise sobre a importância assumida por ambos diante da cultura e da história nacional.

Para a professora Márcia Ramos de Oliveira, coordenadora do LIS, a Semana de Música Popular é uma iniciativa de integração dos campos de estudo da História, da Música, da Antropologia, do Teatro, do Cinema, de Letras e da Literatura, nas pesquisas que têm a canção e a música como forma de reflexão, interpretação de mundo, e referência ao pensamento social, histórico, científico e artístico.

“Nosso objetivo é aproximar discentes e docentes em áreas de formação e pós-graduação, integrando distintos Departamentos, Centros interinstitucionais e diferentes instituições de ensino superior. Além disso, também pretendemos divulgar as pesquisas em andamento, socializando o conhecimento já desenvolvido nas diferentes áreas, ao abordar diferentes linguagens, possibilitando a compreensão por um público ampliado interessado na cultura brasileira”, destaca a coordenadora.

O evento é uma promoção do LIS e NELOOL, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC, Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Udesc, e do Grupo de Estudos História & Música, da Udesc Faed.

Mais informações sobre a semana na página do evento.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h