Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/05/2016-16h56

Lages recebe palestra do Comitê de Ética e Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Udesc

Bertemes falou sobre a submissão de pesquias - Foto: Mirella Guedes/Ascom Udesc Lages
O Comitê de Ética e Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEPSH), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoveu uma palestra nesta terça-feira, 3, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) em Lages. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre a Plataforma Brasil, uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos.

O evento reuniu professores e estudantes de pós-graduação, no Auditório Verde da Udesc Lages, e teve como palestrante o professor de Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Udesc, em Joinville, Pedro Bertemes, que integra o CEPSH. "O comitê tem autonomia dentro da universidade, respondendo somente ao Conselho Nacional de Saúde (Conep), do Ministério da Saúde. É um órgão colegiado, de natureza técnico-científica multidisciplinar".

Segundo Bertemes, as pesquisas enviadas ao comitê devem obter benefício direto ou indireto ao ser humano e, além da documentação exigida, é indispensável que haja mais benefícios do que riscos ao pesquisador e o participante. "Pesquisar sempre envolve algum risco".

A coordenadora da Área de Ciências Biológicas do comitê, Carla Vogel, explica que as pesquisas submetidas à plataforma obrigatoriamente passam pela análise do CEPSH e tornam o comitê corresponsável. "As pesquisas aprovadas pelo comitê ficam sob sua responsabilidade, desde o pesquisador ao participante".

Plataforma Brasil permite que as pesquisas sejam acompanhadas em diferentes estágios, desde a submissão até a aprovação final, possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais. O sistema permite a apresentação de documentos em meio digital e o acesso público aos dados de todas as pesquisas aprovadas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h