Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/10/2025-16h22

Livro da Udesc Cead aborda a inclusão de crianças autistas pelo olhar das mães

 

Obra foi feita no Profei da Udesc Cead - Imagem: Repr.
Duas pesquisadoras do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançaram o livro "Ouvir para Incluir: O acesso e a permanência de estudantes autistas no contexto escolar através dos relatos das mães". Acesse a versão digital.

A obra é de autoria da mestra Estela Simone da Rosa e da professora doutora Ana Flávia Garcez, e foi desenvolvida como recurso educacional no Profei da Udesc Cead. O livro foi publicado pela Editora Aya.

Estela fez parte da terceira turma, que concluiu o mestrado neste ano, e fez sua dissertação sob orientação de Ana Flávia, na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva.

O livro foi lançado durante o 11º Congresso Nacional de Educação (Conedu), realizado em Olinda, Pernambuco, entre 3 e 5 de outubro, com participação da professora Ana Flávia.

Relatos de mães

Dentre seus capítulos, a publicação traz relatos de mães de crianças autistas matriculadas em uma escola da rede estadual de Joinville, que abordam "a inclusão desses alunos e se seus filhos estão tento acesso e permanência na rede, sendo incluídos, e não apenas matriculados".

O livro conta ainda com um capítulo sobre as leis e direitos dos autistas e um levantamento de como se iniciou e ocorre a educação especial e inclusiva. "Essa linha do tempo nos mostra que evoluímos em relação a direitos e políticas públicas, mas que há muito ainda o que conquistarmos", afirmam as autoras. 

"Os relatos evidenciam que, apesar dos avanços legais e do crescimento da presença de alunos autistas nas escolas, ainda há um longo caminho a percorrer para garantir que a inclusão não seja apenas um conceito teórico, mas uma prática efetiva e respeitosa", destacam.

Políticas públicas

"As dificuldades enfrentadas por essas mães, desde a falta de preparo dos profissionais até a inadequação dos espaços escolares, revelam a urgência de um olhar mais atento das políticas públicas para a educação inclusiva. É necessário que governos, escolas e a sociedade compreendam que a adaptação curricular, o suporte adequado e a capacitação contínua dos professores não são detalhes burocráticos, mas ferramentas essenciais para que cada criança possa desenvolver seu potencial da melhor forma possível."

As autoras ressaltam que, apesar dos desafios, as histórias "também carregam esperança". "Elas mostram que, quando há acolhimento, respeito e conhecimento, a inclusão se torna um processo transformador não apenas para os alunos autistas, mas para toda a comunidade escolar. O impacto positivo de um ambiente que valoriza a diversidade é imensurável, permitindo que cada indivíduo seja visto por suas capacidades e não por suas limitações. Que o e-book possa servir como um instrumento de reflexão e inspiração para famílias, educadores e gestores, incentivando mudanças e práticas mais inclusivas", concluem. 

Mãe de Miguel, um menino autista, a mestra Estela dedicou o trabalho ao Profei. "Minha trajetória nesse programa foi transformadora, permitindo que eu ampliasse meu olhar sobre a educação inclusiva e fortalecesse meu compromisso com a construção de um mundo mais acessível e acolhedor para todos." 

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Obra é de autoria da mestra Estela Simone da Rosa e da professora Ana Flávia Garcez, do Profei da Udesc Cead
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h