Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/11/2016-16h39

Livro finalista do Prêmio Jabuti contou com a participação de professores da Udesc

 

Publicação traz 110 verbetes da área de Teatro. Foto: Felipe Freitas
O livro “Léxico da Pedagogia do Teatro” foi um dos finalistas do 57º Prêmio Jabuti na categoria Educação e Pedagogia e teve a colaboração de professores do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O livro, publicado pela editora Perspectiva em 2015, é o primeiro léxico sobre o assunto no país e foi organizado por Ingrid Dormien Koudela, professora da Universidade de São Paulo (USP), que palestrou na Udesc no dia 8 de novembro; e José Simões de Almeida Junior, professor na Universidade de Sorocaba. A premiação ocorreu no dia 11 de novembro na cidade de São Paulo, anuniando os vencedores de cada categoria.

Os professores do Departamento de Artes Cênicas (DAC) Flávio Desgranges, Márcia Pompeo Nogueira, Vicente Concilio e os hoje professores aposentados Beatriz Cabral e Valmor Beltrame contribuíram na descrição dos verbetes que fazem parte do Léxico. O livro é uma ferramenta para se aprofundar no conhecimento e estudo das artes cênicas e contém 110 verbetes que são pertinentes tanto ao teatro brasileiro quanto ao português, já que inclui professores de ambas as nacionalidades como colaboradores.

Para Koudela, organizar um livro sobre os verbetes também “fundamenta os processos de trabalho em teatro, inserindo-os na história da cultura”. Com um aumento na audiência do teatro, segundo pesquisa realizada pelo Plano Nacional de Cultura, além de referência para a academia, entre professores e graduandos, o Léxico serve como uma leitura para estudiosos de teatro e pessoas que querem saber mais sobre o tema.

“Muitos especialistas foram convidados para escrever sobre sua especialidade. No meu caso, o verbete Teatro nas Prisões tem a ver com minha pesquisa de mestrado”, conta o professor Concilio, que também contribuiu com os verbetes “Escola Nova”, “Faz de Conta”, “Jogo Símbolico”, “Teatralidade” e “Teatro”. “O livro pretende ser útil, contextualizando e aprofundando muitos termos e ideias teatrais para trazê-los ao contexto do Teatro-Educação. Por isso trata-se de um léxico, e não de um dicionário”, conclui o docente da Udesc.

Os vencedores do prêmio Jabuti podem ser conferidos neste link.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h